29/12/2016

Retrospectiva Literária 2016

O fim do ano finalmente chegou! \o/\o/\o/

Um ano muito ruim em vários sentidos, mas muito bom em muitas coisas também!

Com foco, força e muita fé faremos de 2017 um ano bem melhor!

Vai rolar os melhores e piores do ano no blog da minha amiga Dias de Leitores também, não deixe de conferir.

Bom, chega de falatórios né, é hora de fazer uma retrospectiva literária para 2016. Bem curtinha, só com alguns aspectos mais memoráveis para mim com alguns melhores e piores do ano. E alguns troféus literários também. E prometo que no próximo ano trarei uma lista totalmente completa!




Troféu de melhores e piores do ano



Livro que me surpreendeu:
Um livro realmente tocante e extraordinariamente lindo!
Tem resenha dele aqui no blog (resenha aqui) e é daquele tipo de livro que eu comecei a leitura somente por curiosidade, já que via várias fotos dele no instagram, mas eu achava que era um livro infantil. Sim, tem uma "pegada" infantil, mas o protagonista Augie tem atitudes mais adultas do que muitas pessoas que vejo por aí! Então leia! Foi uma das melhores leituras que tive em 2016.











uclylove-oladofeiodoamor-milesetate-colleenhoover
Casal do ano:
Quem leu o livro O lado feio do amor, tem que concordar comigo né?!
Tate e Miles. O que esses dois passaram até chegar a um final feliz (ou não) Sem spoilers :)
Um YA de bom gosto da autora Colleen Hoover que me rendeu uma ressaca e tanto. Tem resenha dele aqui no blog (resenha aqui)














Capamisery-stephenking-resenha-melhor
Livro que rendeu a melhor adaptação cinematográfica:
Sem sombra de dúvidas, um filme que assisti a pouco e me surpreendi com a fidelidade da obra, e preocupação com detalhes foi o filme Misery - Louca Obsessão (1990) que foi baseado no livro homônimo de Stephen King. Não tenho nem muita coisa o que falar, apenas: Assista! E também leia o livro, que é um prato cheio para quem ama um thriller psicológico.




Pior vilão:
Me causa arrepios somente em lembrar da louca e dissimulada Annie Wilkes de Misery ela com certeza ganha um trófeu como a mais má dos livros que li esse ano. E olha, que eu me deparei com muitos vilões em 2016 viu! Eu amei tanto o livro quanto o filme, que tem a protagonista Annie interpretada por Kathy Bates, a qual ganhou o Óscar de melhor atriz pelo papel. 
Curiosidade: O Instituto Americano do Cinema incluiu Wilkes (a interpretada por Kathy Bates) em sua lista de "100 Heróis e Vilões", posicionando-a em 17.° lugar.


Annie Wilkes - Misery



Preconceito literário:
Eu tinha o maior preconceito com livro de contos gente, nunca tinha lido e nem queria. Mas por causa de parcerias que fiz esse ano acabei lendo um livro que me surpreendeu e abriu as portas para que eu leia sim, e 2017 quero me surpreender bastante..rsrs
Ahhh, o livro de contos que  li se chama As horas do Autor Alex Andrade, tem resenha dele aqui no blog. (resenha aqui)





Melhor achado: 
Gente, eu sempre gostei de ler, mas fui me tornar uma leitora mais voraz tem pouco tempo, de dois anos pra cá somente. E antes eu era muito fixa em determinados gêneros, então o meu "achado" em 2016 foi um gênero: Suspense/Terror.

Tudo começou quando me falaram do livro Caixa de pássaros (tem resenha dele aqui no blog), li, adorei e não parei mais de procurar novos livros e autores. Sempre fui fã de filmes desse gênero, mas livros, realmente foi a melhor coisa esse ano, mergulhar de cabeça e nadar, nadar e nadar...rsrs


Filme Hellraiser - Renascido do inferno



Como nem tudo é uma maravilha, lá vem...



Pior Livro:
De longe a pior leitura do ano foi Belo desastre (Já falei muito dele em outra tag), mas o pior disso tudo é ler nas resenhas por aí: "quero um Travis pra mim" Eu fico tipo: 


?????????

Na boa cara, eu li muito por aí em algumas resenhas sinceras e concordo plenamente. Aposto que se qualquer garota tivesse que lidar com um Travis na vida real, já teria pedido uma ordem de restrição para ele não se aproximar. No meu ponto de vista, um cara como o Travis é um  sociopata, ciumento, doente, o tipico cara que bate na namorada e não deixa ela seguir em frente com a vida dela.  Não consigo ver nada de apaixonante nele, ser "lindão"  é uma característica tipica de todo mocinho de YA, esse livro não acrescenta nada de novo. (Pronto falei) Leia uma sinopse aqui - Pois eu não fiz e nem farei resenha dele.

Eu tinha mais um categoria que era:
Troféu de pior protagonista:
Mas acho que esse troféu está entregue né? Não preciso mais comentar... kkkk



Livro abandonado:
Pior do que ler a mesma história na versão de outro personagem, é ler a história de Belo desastre pela visão do Travis! Eu tentei ler, pelo simples motivo de não estar acreditando nos comentários que eu via da série e pensar: eu sou um et? E/ou: será que só eu estou lendo isso direito? Bom, desisti nos primeiros capítulos. 









Quero deixar claro que gosto é gosto né?! E cada um tem o direito de gostar ou não de certo livro e de certos personagens, assim como falar sobre o que gosta ou não. O importante é ler, e ler muito!! :)


Paz e amor / ou não... rsrs



Então, para finalizar, quero destacar autores que conheci em 2016, amei e quero ler todossss os livros, haha! Espero conhecer e amar mais vários autores em 2017 :)



Raphael Montes

É um escritor brasileiro de literatura policial.
Li 03 livros dele esse ano:



O mais novo livro dele Jantar Secreto está na lista e será uma das primeiras leituras de 2017







Colleen Hoover

Apelidada carinhosamente de Coho, ela é uma escritora de YA bem aclamada pelos fans.
Eu li somente 04 livros dela esse ano:











Stephen King
Ele simplesmente é  um dos mais notáveis escritores de contos de horror e ficção. Os seus livros tem publicações em mais de 40 países. (O Mestre) 
Infelizmente li muito pouco dele em 2016:

  • O Iluminado (resenha aqui)
  • Doutor Sono - Em breve resenha
  • Misery - Em breve resenha
  • O Pistoleiro- Em breve resenha
  • O Cemitéio - Em breve resenha
  • Zona Morta - Lendo




Meu projeto em 2017 é ler 01 livro dele por mês (no minimo). Que Deus me ajude kkkk
Se quiser saber mais sobre o autor e suas obras (São mais de 60) recomendo o site www.stephenking.com.br E aproveito para dizer que se você está vendo isso entre Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017, está tento um sorteio super legal no site deles para saber mais é só clicar aqui.


Bem, pessoal, é isso! Espero que vocês tenham gostado da minha retrospectiva. Sintam-se livres para fazer a de vocês se quiserem.


.

50 comentários:

  1. Olá! Adorei a retrospectiva! Que bom que deu chance à um novo gênero, e um muito bom por sinal hahahah amoo livros de terror, já li vários do King, leia O Cemitério dele, foi o melhor na minha opinião! Sob a Redoma é muito bom tbm!
    Aaah, concordo plenamemente com vc sobre Belo Desastre! kkkkk foi mesmo um desastre kkkk
    Beijo!

    Books Many Books
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Que legal, então já sei que vamos trocar muitas visitas nos blogs! Eba!! Que legal você ter mencionado O cemitério, é a minha próxima leitura dele e estou super ansiosa!

      Excluir
  2. Adorei, amiga! Concordo com você em várias das escolhas e Extraordinário realmente merece esse prêmio. Eu não li Misery, mas até eu tenho medo dessa vilã hahaha. Eu li um livro apenas do Raphael, mas não sei se vou ler outros, pois a escrita dele é muito crua e sem floreios, o que torna as coisas que ele conta nos livros assustadoras.
    Adorei o post, amiga. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei a tua retrospectiva literária! Há algum tempo que quero ler Extraordinário, sempre oiço críticas positivas e agora vai virar filme, então mais um motivo para ler!
    Belo Desastre é um livro que tem muitos fãs, mas de há um tempo para cá que vejo que também existem pessoas que não gostam. Por isso nem sei se será tão bom como pensava que era.
    A escrita da Colleen Hoover era uma que eu tinha muita vontade conhecer, mas de tantas expetativas, acho que me decepcionei um pouco.
    Não poderia faltar Stephen King, na tua lista, não é amiga?
    Adorei o post!

    Beijinhos!
    http://euliaeleio.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O King não falta né amiga... Acho que virei Kingmaníaca mesmo..Haha
      A Coho acho que você deve dar outra chance Lia, pode ser que você não começou com um tão bom!! Beijos!!!

      Excluir
  4. Oie, tudo bem? Eu adorei ler nesse ano Extraordinário, para mim também foi uma grande surpresa. Agora falemos do livro que vive causando polêmica. Belo Desastre é amor ou ódio, não tem meio termo né. Eu li em 2016 também e confesso que gostei da história, mas não quis ler tudo de novo na visão do Travis, gosto de ler a história apenas uma vez e pronto.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extraordinário é demais né?!
      O Belo desastre é realmente assim, 8 ou 80. Mas conheço muita gente que gosta viu, eu é pq peguei "birra" mesmo...kkkk
      Beijos!!

      Excluir
  5. Oioi.
    Extraordinário é ótimo, me encantei e me surpreendi também.
    Nossa, preciso tomar coragem e ler alguma coisa de Stephen King.
    Gosto de ler contos intercalando com outros livros, mas não faço isso com frequência.
    Raphael Montes foi uma descoberta e tanto pra mim em 2014, não vejo a hora de ler Jantar Secreto.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, viu outra resenha de Jantar secreto hoje e só aumentou a minha vontade! Ahhh, sobre o King. Leia! Não vai se arrepender! Beijos!

      Excluir
  6. Amei sua retrospectiva!
    Já li o "Extraordinário", "O Vilarejo" e "Caixa de pássaros". Também descobri Raphael Montes esse ano! Amei muito o livro que eu li dele.

    Um beijão.
    Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muitas leituras boas esse ano né?! Beijos Mi

      Excluir
  7. Oi! King é maravilhoso, ano que vem quero ler It sem falta. Extraordinário eu até hoje não li e é outro para a meta.

    Feliz 2017.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Cida! Eu quero começar It em fevereiro... Beijos!!!

      Excluir
  8. Oi, Day.
    Que retrospectiva mais linda :)
    Apesar de nunca ter lido, acho que "Extraordinário" é um livro muito tocante. Não sei se vou ter controle emocional para ler este livro.
    Também quero muito conhecer "O lado feio do amor"e os outros livros da Coho.
    Pretendo conhecer a escrita do Raphael Montes e do Stephen King em 2017.

    Abraço e boas festas!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ler sim Sávio, todos esses... Eu tenho certeza que você vai amar!!! Abração!!!

      Excluir
  9. Ahh que bacana a sua retrospectiva! Adorei! preciso ler Colleen Hoover ano que vem de qualquer maneira e concordo com vc o importante é ler <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar! Ela é de uma sensibilidade sem igual!! Leia e depois me conte o que achou!! :)

      Excluir
  10. preciso ler Stephen king urgentemente, eu tenho apenas um livro dele, mas não li ainda. O extraordinário vou ler no mês de Janeiro assim espero rsrsr adorei a retrospectiva. Você leu ótimos livros beijos e Feliz ano novo

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo Tay, obrigada pela visita! Nossa, leia esse livro do King! Nem preciso saber qual é para indicar... Ele é MARAVILHOSO, você vai amar!! Beijos!

      Excluir
  11. Oi, Day!
    O Lado Feio do Amor <3 <3 <3 Amo esse livro.
    Menina, Desastre Iminente foi uma leitura bem nada a ver na vida. Nem sei por que li hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu!! Lado feio do amor é maravilha né?!? Ainnn Miles <3 rsrs
      Mas o Desastre, acho que fomos na onda... Todo mundo postando fotos e resenhas que acabamos lendo..rsrs
      Beijos!!

      Excluir
  12. Oi Day, sua linda, tudo bem?
    Você já viu as cenas que divulgaram do filme baseado no Extraordinário? Estou louca para ver. Esse ano muitos livros da Colleen foram lançados, e no ano que vem teremos mais, estou louca para ler todos eles e o lado feio do amor já está na minha estante me esperando. Chocada aqui!!! Day, eu te entendo, na vida real eu fugiria do Travis. Mas no universo literário, ele é meu!!!!!! Kkkk, não sei explicar, eu só amei esse livro.
    Um feliz 2017 com muito amor, saúde e conquistas para você e suas família!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, a respeito do Travis eu não te julgo, pq ele é lindão né?! <3
      Mas pode deixar, ele é seu...rsrs
      Leia o lado feio do amor!! Assim que você conhecer o Miles aí a gente briga...kkkkk
      Beijos minha linda!!!

      Excluir
  13. Amei Miga, ficou lindo ! Annie Meu Deus que vilã né hahaha, Ah King e CoHo Amei demais conhece-los esse ano.
    Ta lindo o Blog.
    Feliz 2017....BJO.

    www.leiturasdadebora.com.br
    Instagram: @leiturasdadebora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vilã né amiga?! Tenho pesadelos com ela até hoje...kkkkkkk
      Beijos!!! E Feliz 2017! \o/

      Excluir
  14. Ficou perfeito amiga, vou preparar a minha, hahahahaha
    Beijos.
    http://diasdeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. King, maravilhoso!!!! Adorei o post, Day!!!! Quero ler O Vilarejo, de Raphael Montes, está na minha lista pra 2017.
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata! O vilarejo foi minha primeira leitura dele! E já me apaixonei pela escrita logo de cara!! Leia!! Beijos!!

      Excluir
  16. Ai, eu sou louca pra ler os dois primeiros livros, ainda mais que vai sair o filme de Extraordinário daqui a pouco! Também tenho um certo preconceito com livros de contos, mas se aparecer a oportunidade de ler, talvez eu dê uma chance haha. Nunca li livros de suspense/terror, mas tá aí um gênero que eu quero conhecer em 2017! E sobre Belo Desastre, a minha relação com o Travis era bem estranha, ás vezes eu amava, mas na maioria do tempo queria socar a cara dele, acho ele possessivo demais e se eu tivesse que lidar com um desses na vida real, eu nem lidaria, porque tenho certeza que eu não ia nem começar um relacionamento desses HAHAHAHA. Lembro que na época que eu li (uns três anos atrás) eu era apaixonadinha por ele, mas na mentalidade que tenho hoje eu dou graças a Deus por não ter um Travis HAHAH
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda!! Tbm não quero nenhum Travis na minha vida literária...haha
      Beijos!!

      Excluir
  17. Day, adorei a sua Retrospectiva Literária! Caixa de Pássaros tbm foi uma adorável surpresa pra mim! Amei! Ouvi dizer que o autor irá lançar um novo livro ano que vem! Extraordinário foi um grande livro pra mim, o autor consegue mexer realmente com as nossas emoções e expõe aquele nosso preconceito que fica "escondido" dentro da gente, uma história simples, mas ao mesmo tempo profunda e comovente, e o mais importante, traz uma mensagem muito positiva de superação e gentileza ... Misery é um clássico! Livro e filme! Leia os livros Sombras da Noite ou Tudo é Eventual de Stephen King e tenho certeza que vai amar contos! Estou esperando ansiosamente pelo novo livro de contos de SK que a Suma vai lançar ano que vem, Bazar de Pesadelos! Até agora eu já li todos os livros de contos dele! Amo! Seu blog é massa! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo leitor constante, que bom ver você por aqui!!!
      Obrigada pela sua visita e opinião!! Eu sempre anoto suas dicas, principalmente sobre o King, preciosas!!Grande abraço!!

      Excluir
  18. COLLEEN <3
    Ela é tão diva, nunca me decepciona. Os livros dela sempre estão entre os melhores do ano.
    Uma pena que os irmãos Maddox não funcionaram para você, eu só li um livro da saga, preciso terminar.
    Feliz Ano Novo!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Day, tudo bem?
    Amei a retrospectiva e amei mais ainda ver você criticando o Travis! Nem li o livro, mas só pelo que leio nas resenhas vejo que esse personagem é um doente que deve se tratar! "Deuzulivre" um homem assim na minha vida.
    Feliz Ano Novo! ;) Que 2017 seja incrível e possamos seguir nos visitando nos próximo ano! \o/
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Olá Day, tudo bem?
    Muito legal a sua retrospectiva! Não vejo "Belo Desastre" como um livro ruim, mas há livros melhores.
    "Extraordinário" é lindo demais, todos deveriam lê-lo.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Adorei esse post, nunca vi ninguem fazendo, achei inovador!

    Vem conferir o post de FOTOS NA PRAIA ? ♥

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    se me seguir, sigo de volta amr ♥

    ResponderExcluir
  22. Nossa, que postagem completa. Adorei ver os seus escolhidos do ano. Que 2017 seja ainda melhor de livros bons :D
    Uma coisa legal das parcerias é essa, a gente acaba descobrindo livros bem legais que nunca teria lido :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oie, Day! =^.^=

    Poxa, que post divertido! Gostei muito. O livro "Extraordinário" também me encanta, desde a primeira vez que li me apaixonei. Fiquei bem curiosa com "Misery", até porque adoro um terror (vindo de King então, mais ainda!). Gostei da sua sinceridade em "Belo Desastre", realmente algumas pessoas romantizam demais uns personagens que não fazem o menor sentido! Ser bonito e sarado não é tudo na vida, não é mesmo? rs
    Feliz ano novo pra você, muito sucesso e força nas metas!!! (principalmente do Stephen King, tamo junto! KKKK)

    Um beijo,
    Débora
    Amor Livrônico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa! Obrigada linda!! Tamo junta sempre..rsrs Beijos!!

      Excluir
  24. Oi
    Pelo jeito "Belo desastre " não é tudo isso que falam...Acredita que eu nunca me interessei.
    Eu também comecei a ler "Extraordinário " por causa de tantas fotos em rede sociais e me surpreendi com a sensibilidade e maturidade do livro.
    Vamos ver se o filme fará justiça ao livro
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade viu... Belo desastre só desastre mesmo..rsrs Pois é! Tô ansiosa pelo filme!! Beijos!!!

      Excluir
  25. Oi, Day.
    Adorei sua retrospectiva!!
    Quero muito ler Misery, será meu primeiro livro do King, espero gostar.
    Eu também tinha preconceito com livro de contos, mas li um esses dias e amei, é do Raphael Montes aliás, que também é um dos meus mais novos autores queridinhos hahahaha. Ah, e já vi muita gente tendo problemas com Belo Desastre, não li, mas te entendo haha. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  26. Adoreeeei seu post! Estou tão curiosa pra ler um dos livros do Raphael Montes. Só ouço comentários positivos.
    Ano passado comecei a me aventurar na leitura de Stephen King e me apaixonei! Já coloquei Misery na lista haha
    Estou bem curiosa com ele.

    Beijos!
    www.crescendoemflor.com

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo