16/02/2017

[Resenha] Refúgio da madrugada


Refúgio da Madrugada (Editora Penalux) apresenta influência da poesia drummondiana tanto em relação às
três temáticas escolhidas (o indivíduo e a realidade, a poesia e o poeta, o mundo e a adversidade) como pelo resgate da poesia social.








Refúgio da Madrugada
Luiz Roberto da Costa Júnior
Lampejos (Um selo da Editora Penalux)
58 páginas
Avaliação:★★★★
♥ livro cedido pela editora



Ao se colocar no lugar do outro, ao longo dos poemas, o poeta alterna a esperança e desesperança em relação à realidade multifacetada e à adversidade do mundo. O verso "Perdi o último trem de metrô, mas não a esperança.", que abre o poema que dá título ao livro, faz um claro contraste em relação ao verso inicial do poema "Soneto da Perdida Esperança" no livro Brejo das Almas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

  • Perdi o último trem de metrô, mas não a esperança.
  • No silêncio da noite, madrugada sem carro e sem ônibus,
  • perseguido por um canivete na rua, recobro o ânimo
  • com passos apressados, arfando no meio da calçada.
  •                                                                        (pág 13)



Textos simples, reflexivos e fáceis de ler, você passa pelas páginas sem sequer perceber. Esse é o tipo de poesia que eu indico sem medo para qualquer pessoa. Impossível não gostar de uma rima de ideias que te fazem pensar.







  • Tristezas e Alegrias são consequências do destino.
  • O mapa não está traçado como as estrelas do mar.
  •                                                                 (pág 25)




Um livro ótimo para quem está na dúvida quanto ao que ler, para quem não sabe por onde começar no mundo das poesias, para quem deseja uma leitura de cabeceira para todas as horas.




Livro lindo, vale a pena conferir!

.

46 comentários:

  1. Oi Day..adorei o post..gosto de poesia..ainda mais aquelas que mesmo curtinhas são capazes de nos tocar profundamente..amei a dica..beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada florzinha! A resenha foi bem simples, leve... Assim como o livro! Que eu super recomendo!! <3

      Excluir
  2. Sempre gostei de poesias.
    Uma vez, eu estava na livraria com a minha mãe e peguei um livro de poesias. Aì um senhor que estava perto me perguntou "Gosta desse gênero?" eu respondi que gostava e ele me disse que era escritor e tinha ido até lá para escolher o nome do livro de poesias que ia lançar. Depois de um tempo de conversa ele virou pra minha mãe e entregou R$50,00 pra ela. Disse que era pra eu comprar livros. Fiquei em estado de choque por um momento, mas agradeci o ato de extrema bondade dele, rsrs.
    Mas, voltando ao livro, parece ótimo! Acho que me identificaria se lesse.
    Obrigada pela dica!

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!! Meu sonho era alguém me dar um dinheiro para meus livrinhos.. Kkkk
      Obrigada pela visita!! Beijos!

      Excluir
  3. É um livro de poemas? Aí sim fomos surpreendidas novamente, haha. Amo poesia em todas as formas, então acolherei de todo coração esse bonitinho que já tem um lugar reservado na minha estante.
    Bjsss
    (Ah, amei seu Blog e os monstrinhos espalhados hahahaha. Não nega que é fã do King mesmo).
    Luana
    www.umasegundaopiniao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!! Que legal!! Tenho certeza que vai amar! Venha me contar o que achou depois!!

      Excluir
  4. Amiga, gostei muito da resenha. Realmente bem leve. Fazem muitos ano que não leio poesias, eu costumava gostar de Fernando Pessoa e seu heterônimos... parece bem interessante. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda!! TBM já fazia tempo q não lia, mas fazem alguns meses que estou lendo novamente, adorando!

      Excluir
  5. Olá,Day!
    Eu sempre gostei de poemas e foi esse gênero que me levou a gostar de escrever e ter descoberto o mundo das palavras em simples versos, mas cheios de significados e sentimentos.
    Embora a poesia foi uma parte de mim, faz um tempinho que não leio :(
    Adorei esse livro mencionado, procurarei mais tarde.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita Aline! Procura sim, você vai adorar!

      Excluir
  6. Oi Day, gosto muito de poesias, esse livros deve ser muito bom pela resenha e pelo quotes que vc colocou...Vou colocar ele em minha lista de leituras... Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi! Coloque na sua lista sim, vai amar!!! Beijos!

      Excluir
  7. Amei sua ideia de ser um livro pra ler com calma, um pouco a noite. Achei bem bacana porque vai nutrir o coração, pra acompanhar a mente enquanto descansa! Parabéns pela resenha linda! ~Elis https://blogpretenses.blogspot.com.br
    @blogpretenses

    ResponderExcluir
  8. Oii, Day!
    Quando eu vi o nome do livro pensei que fosse sobre guerra rsrs não sou muito fã de poemas, mas leio alguns.
    Gostei do post e das fotos!

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  9. Oiii Day

    A capa te dá a impressão de outro tipo de trama...rsrs.
    Te confesso que não sou muito fã de poesias, já tive a minha época, eu e minha irmã tinhamos até uma pastinha onde colecionávamos poesias, mas hoje em dia ja não me chama a a atenção.
    Fico feliz que vc tenha desfrutado a leitura.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Também já tive um caderninho..Rsrs
      Obrigada linda!! Beijos!!

      Excluir
  10. Oi, Day!
    Gosto muito de poesias reflexivas e capazes de nos tocar. São poesias assim que cravan em minha memória e sempre me deixa boas lições.
    Eu adorei a sua resenha e parece ser um livro muito bom. E essa capa chamativa? Amei!

    Beijos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa ficou realmente linda Narah! Vc iria adorar esse livro!!

      Excluir
  11. Olá, Day! Adoro o universo poético, conheço poucos títulos da Penalux mas estes raros casos se apresentam como literaturas de qualidade. A influência de Drummond com certeza contribui para tornar a obra mais rica e o título somado a capa já são elementos capazes de me conquistar, considerei esteticamente atraente e a julgar por esta resenha, tanto o interior quanto exterior do livro possuem beleza. Sempre gostei de rimas mas o que torna a poesia bela é a singularidade e suas particularidades bem como a pluralidade de interpretações, reflexões e questionamentos que provocam. Parabéns pelo post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita minha linda! Concordo plenamente com vc... ❤

      Excluir
  12. Oi Day, tudo bem? Não sabia desse livro, gosto muito das poesias de Drummond, então acho que vou curtir essa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que sim viu, é um livro lindo, experimenta ❤

      Excluir
  13. Adorei a resenha, não sou muito pro lado da poesia mas to caindo nelas aos poucos <3 (p.s.: Blog lindo *-*)

    ResponderExcluir
  14. Primeiro de tudo: Que fotos lindas!!!!
    Amo poesia, mas tenho que confessar que estou lendo pouco ultimamente. Estou com um livro de poesia para ler desde o ano passado e só vou enrolando, rs. Mas me interessei por esse livro e é tão curtinho, custa nada tentar ler ele, rs.

    Parabéns pela resenha!

    Bjo
    ~Danii
    https://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente! Eu li um poema por dia.. e agora releio aos poucos. Ele é outros de poema na minha cabeçote... Beijos!

      Excluir
  15. Oi, amiga

    Ler poesia pra mim é bem difícil, pois quase nunca estou no clima, mas eu sinto que iria gostar desse livro. Como você diz ele parece ter uma linguagem bem simples e fácil de entender as reflexões propostas. Adorei as quotes. Espero algum dia ter a oportunidade de ler esse livro.

    Beijão, Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Day, preciso dizer que adoro teu blog! Coisa linda de se ver/ler. 💜
    Adoro poesias, e amei tua resenha... vou procurar esse livro com certeza.

    Beijos, Priscila
    www.maishumlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Day!

    Adorei a resenha, como sou apaixonada por poesias não poderia ser diferente....fiquei encantada e vou correndo procurar esse livro ♡
    Amei a dica!

    Beijocas, Ana

    💞Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Olá, juro que pela capa não imaginei ser um livro tão interessante, gosto muito de poesia e esse livro me pareceu bem interessante, pela sua resenha puder notar que é um texto reflexivo e agradável. Vou anotar a dica, parabéns pela resenha e pelo blog lindo, bjs
    BlogliteralmenteRosa

    ResponderExcluir
  19. Aaaah 😁 Olha a diva ficando. Amei a resenha, ótimas fotos 😍 beijão Day❤

    ResponderExcluir
  20. Oi Day.
    Adorei a resenha. Não sou muito fã de poesia, mas esse livro parace ser bem legal. E achei essa capa muito linda.
    Beijos, Raíssa
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCqHjLsHMeYOeSAso9F1FUiQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda Raí, é o livro muito bom... Vc iria adorar!!! Beijos!

      Excluir
  21. Oiii, confesso que não sou de ler poesias e achei esse livro muito bonito, além das reflexões que trazem.
    Ótimo post! Beijos 😘

    www.estantedaisa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Day, sua linda, tudo bem?
    Eu não tenho o costume de ler livros de poesia, mas você me deixou encantada. Gostei de um trecho que colocou, acredito nisso, sabe, não tem como escapar, faz parte da vida tanto as alegrias quanto as tristezas. Mas o que nós podemos mudar são nossas escolhas, foi o que entendi de ele dizer que o mapa não está traçado. Vou anotar a dica com certeza. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Não li um livro de poemas completo ainda, mas tenho vontade. Adorei sua resenha e fiquei curiosa para ler mais poemas do autor!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio literário

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo