24/02/2017

[Resenha] Para que os vivos e os mortos descansem em paz







Para que os Vivos e os Mortos Descansem em Paz
Cultura em Letras Edições
250 páginas
Avaliação:★★★★
♥ livro cedido pela editora
Comprar l




A história do livro Para que os Vivos e os Mortos Descansem em Paz é narrada em primeira pessoa por Marcos, um sobrevivente que lutou contra a Ditadura Militar Brasileira, e que agora (nos tempos atuais) tenta viver sua vida e esquecer completamente o passado.
Mas um dia, um belo dia, ele repara que está sendo seguido. A pessoa que o estava seguindo era João. Um antigo amigo e "companheiro" de luta contra a repressão na época da ditadura. Eles não se viam há mais de 20 anos e para a surpresa de Marcos, esse encontro iria mudar a vida dele completamente.


João propõe a Marcos que os dois sequestrem um militar que os torturou, para que obtenham respostas, e uma das perguntas mais importantes era: onde estava o corpo de seu amigo e companheiro Carlos, um dos muitos que foram torturados e mortos por esse sistema que calou a voz deles e de centenas de brasileiros ávidos por democracia.


  • “Os conceitos que regem os atos humanos são tão elásticos, que a verdade inabalável de um homem pode ser facilmente a mentira inacreditável de outro”

A narrativa envolvente apresenta uma mistura entre realidade e ficção e nos segura em uma curiosidade imensa para saber qual será o desfecho dessa história, que com uma pegada histórica, faz a gente refletir bastante também.
O livro tem poucos personagens, então já percebemos aí que o foco na trama do livro vai ser intensa, e vai mexer bastante com a nossa cabeça. Uma história forte, principalmente para quem viveu, ou conhece alguém que vivenciou de perto essa época que só trás lembranças de uma tragédia fincada no passado do nosso País.

No livro tem uma citação de "A revolução dos bichos" de George Orwell e eu particularmente me lembrei constantemente também do livro enquanto estava lendo este. Eu que não sou de esquerda, direita nem de meio (haha) recomendo as duas leituras.




Danilo Otoch nasceu no Rio de Janeiro, em 1968, e atualmente reside na cidade de Jundiaí (SP). Formado em História, exerce a função policial desde 1997. Foi finalista do Prêmio SESC de Literatura de 2010, na categoria Contos, com seu primeiro livro, Mundo Cão. Secretamente, Danilo também escreve poesias e quando não está lendo ou escrevendo, dedica seu tempo integralmente à sua família e à outra paixão, as artes marciais.

Espero que tenham gostado da resenha! Siga o blog para que possamos conversar sobre nossas leituras. Mas não esquece de deixar seu link para que eu possa te seguir de volta, tá!

Lembrando que você pode conferir esse e os outros livros já publicados pela editora (Loja virtual) são livros a partir de R$15,00! Ahh, detalhe importante! Está rolando um saldão que vai até o fim de março de 2017. Presta bem atenção: Você compra um livro, escolhe outro que vai vir de brinde e na hora de finalizar a compra o frete é grátis! Mas é só até Março, então corre lá no site para aproveitar pois está imperdível!! \o/


Não conhece ainda a editora? Essa é a melhor maneira de conhecer, pois eles tem um trabalho lindo e de muita qualidade. É só conferir nas suas redes sociais. =**



    Site   l   Facebook   l   Twitter   l   Instagram   l   Skoob

.

31 comentários:

  1. Amiga estou doida pra ler esse livro, e sua opinião me incentivou ainda mais,vc sabe que amo ler livros com esse tema😄,apaixonada por história 😍
    Beijos

    http://diasdeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, super me interessei pela premissa, vai para a lista!

    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/
    http://oracullo.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o título já me deixou curiosa a respeito do livro e sua resenha apenas confirmou a minha vontade de iniciar a leitura! Que tema interessante, adoro política e creio que esse livro vai além da posição de cada um, que no meu caso, é a esquerda <3 Parabéns pelo post, bem escrito e elaborado!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei de você quando estava lendo, sei que você adora o tema. Tem que ler!!

      Excluir
  4. Daaaaaaay, quero ler o livro agora! Amei a resenha e fiquei interessada.
    Anotei aqui para comprar depois.

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, é o livro é lindão. É super barato tbm... Olha o link que deixei no final do post... Bj

      Excluir
  5. Hello, Day!
    Aquele momento que o título já chamou minha atenção kkkk'
    Adoro livros que o enredo mescla entre realidade e ficção, nos deixasuper envolvidos na história. Pela sua resenha, fiquei com vontade de ler e até curiosa para conhecer mais da trama.
    Adivinha o que fiz? Isso mesmo, anotei na lista que nunca para de crescer kkkk'

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, essa nossa lista só cresce! Eu achei um livro super válido para a nossa política atual... Leia!!

      Excluir
  6. Amo estudar a história do Brasil!
    A Ditadura foi um período difícil, e essas situações costumam despertar o pior nas pessoas...
    Parece ser uma história interessante. Boa dica!

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante demais! Eu sempre tentei estar por dentro de política, mas depois desse livro meu interesse na ditadura cresceu bastante!

      Excluir
  7. Oii Day, adorei a proposta do livro, falar de um tema como a ditadura militar creio que não seja nada fácil, mais pelo que descreveu o autor conseguiu mesclar realidade e ficção que é algo que eu adoro, e tenho certeza que deu um toque especial a leitura.
    Super leria, e adorei a resenha <3
    Beijos!
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fabi, a ficção tenho certeza que é em nomes e lugares, mas infelizmente a repressão e sofrimento eram reais. Lê sim, vai amar!

      Excluir
  8. Day, amei sua resenha como sempre! Totalmente diferente de tudo o que eu já li, livro muito diferente. Não me pareceu uma leitura fácil, mas o fato de ter uma mistura de realidade e ficção já o faz mais interessante.
    Parabéns mais uma vez!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O começo é tranquilo, mas quando começa a detalhar as torturas é bem forte. Eu gosto, mas quem for fraco para essas coisas vai se incomodar. Mas aconteceu né amiga, infelizmente essa parte não é ficção... Beijuu

      Excluir
  9. Não conhecia!Fiquei mega curiosa, ainda mais com essa mistura de fatos históricos com ficção, sempre me chamam atenção, eu li poucos livros que se passam ou falam de um contextos histórico no Brasil, o último que li foi Olga (Recomendo apesar de ter lido faz tempo). Parabéns pela ótima resenha!

    ~Milly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi o Filme Olga, o livro ainda não tive oportunidade mas já anotei aqui para ler sim. Eu tenho certeza que esse livro do Danilo você vai adorar, leia mesmo! Temos que dar valor para nossos autores nacionais ❤

      Excluir
  10. Oi Dai, tudo bom?
    Já me interessei pelo livro só pelo nome haha Gostei muito da sua resenha, você ressaltou bem os pontos positivos do livro, parabéns!
    Esse saldão está acontecendo no site da editora?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Que bom que gostou! Sim, no site dá editora. Vc compra um, ganha outro é o frete grátis, parece até brincadeira mas é verdade. Mas tem q correr pq tá acabando, acessa o link que deixei no fim da resenha!!

      Excluir
  11. Oi, Day!
    O título já é bastante chamativo e a história parece ser cheia de mistérios (amamos isso, né?!). Gosto muito do gênero, livros com essa temática são bem fortes mesmo.
    Esse eu não conhecia, mas vou fazer o que sempre faço quando leio suas resenhas: adicionar o livro na lista de desejados haha.

    Beijinhos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada sua linda! Dá uma olhada no site dá editora. Temos que dar valor a nossos autores nacionais. Os livros são ótimos! Bj

      Excluir
  12. Ditadura é um tema muito sensível pra mim. Mas a história precisa ser contada e recontada, seja a real ou aquela que nos faz pensar mesmo num livro de ficção. Amei o link pro saldão.. obrg! Ah.. amo autores que são xarás do meu marido.. rs
    bjs
    ~ Elis Finco
    Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, isso é verdade. Gatos históricos mexem muito com a gente!! Beijoss

      Excluir
  13. Nooooooooooooooooooooooooooooooooossa Day! Adorei a resenha. Fiquei muito interessada pelo livro. Ele aborda um tema que mexe muito comigo. Inclusive a meu post do sábado que vem vai falar um pouco sobre isso. Entrou para minha lista de desejados com certeza.
    Abraço, Raíssa
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui te respondendo mas já nos falamos pelo what e vi que gostou realmente.. rsrs
      Obrigada sua linda!

      Excluir
  14. Oie.

    Amei sua resenha. Amei a história. Aaaaaa eu quero esse livro 😁 Muito interessante. Amei (risos) parece ser um assunto interessante de se ler. E o personagem se chama Marcos ❤😁 Parabéns pela resenha, sua escrita é perfeita.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O personagem é seu Xará..Rsrs
      Obrigada ❤❤❤

      Excluir
  15. Oi Day!

    Amo essa temática, minha monografia quando concluí História foi sobre a ditadura militar no brasil. Sempre fui fascinada por tudo que diz respeito aos anos de chumbo no Brasil.
    Já haviam me indicado esse livro, e assim que puder irei adquiri-lo. Tua resenha tá muito boa, e essa temática é sempre importante ser debatida justamente para não ser esquecida.

    beijos, Priscila :*

    https://maishumlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Depois dessa resenha,Preciso desse livro...
    Amei a resenha,seu blog esta cada dia mais lindo,Parabéns!

    @leituras.dadebora
    www.leiturasdadebora.com.br

    ResponderExcluir
  17. Depois dessa resenha,Preciso desse livro...
    Amei a resenha,seu blog esta cada dia mais lindo,Parabéns!

    @leituras.dadebora
    www.leiturasdadebora.com.br

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo