20 maio 2019

[RESENHA] Homo Tempus - F. E. Jacob



TITULO: Homo Tempus
ANO DE LANÇAMENTO: 2018
EDITORA: SRomero Publisher
NUMERO DE PAGINAS: 278
CLASSIFICAÇÃO: ★ 


SINOPSE: Estamos sozinhos no universo? 
Essa é uma pergunta que hoje não sabemos responder, mas no passado a resposta era “não”. Tínhamos irmãos, e não eram extraterrestres, e sim neandertais. Ao contrário da imagem que se construiu, eles eram tão humanos quanto nós, Homo sapiens, porém mais fortes e com o cérebro maior. Sua extinção continua sendo um mistério. 
Esse livro conta a história de Wallace Vidal, um jovem bibliotecário que se perdia nas fases da própria vida, mas que por acidente viaja no tempo e é aprisionado por neandertais — no futuro. Agora ele precisa fugir e entender o que causou o colapso da nossa sociedade, ao mesmo tempo em que tenta desesperadamente consertar os erros que cometeu nesse futuro que não compreende. Para isso deverá sobreviver a uma longa jornada, em que precisará da ajuda de todos que encontrar, neandertais ou Sapiens.
Com narrativa fluida e diálogos rápidos, Homo tempus é um romance distópico futurista, que se baseia nos mais recentes estudos paleontológicos. São utilizadas ideias de filósofos contemporâneos e simbolismos primitivos para retratar os ciclos de aprendizado humano que são necessários durante a vida e as consequências de serem ignorados, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade





         Eu não me canso de exaltar por aqui o talento dos autores nacionais e sem duvidas essa é mais uma obra que me arrebatou! Gosto muito de ser surpreendida por uma história e nessa trama que traz os neandertais me surpreendeu de uma forma deliciosa!




         O autor usou e abusou dos gêneros e relações que eles podem ter, a história envolve um pouco de ficção científica com distopia trazendo a viagem no tempo como acontecimentos principais, assim é possível conhecer uma sociedade totalmente desestruturara e destruída!



       Wallace é o personagem principal e ao primeiro contato percebemos seu temperamento arredio e insatisfeito com tudo ao seu redor, mas é ao voltar para casa depois de um expediente de trabalho que sua vida muda completamente, ao bater com sua biblicista ele acidentalmente acorda no ano de 2095 onde o mundo entrou em colapso e está totalmente destruído!



            A partir disso ele conhece mais sobre esse futuro e através de um dispositivo que foi desenvolvido apesar de uma pequena margem de erro é capaz de transportá-lo a outras épocas no tempo! Sua primeira parada é de trinta mil anos atrás onde ele tem a oportunidade de conhecer e conviver com os verdadeiros neandertais! Sua segunda parada é em 2048 onde encontramos um mundo cheio de regras prestes a desmoronar!



      Esperamos que tudo no futuro será sempre melhor, mas nessa história vamos realmente enxergando que a cada passo que a sociedade da para esse melhorando ela acaba se perdendo e exagerando em algo, notamos como movimentos sociais acabam sendo extremistas e fazendo surgir leis desnecessárias!



       Foi doloroso perceber que o primitivo apesar das limitações consegue ser bem mais empático e solidário que até então os seres tão capacitados e evoluídos da atualidade!



         Essa é uma história eletrizante e extremamente sarcástica onde pude perceber muitas referencias atuais, o que me faz questionar: será que o SOCIAL irá realmente ajudar a nossa sociedade? No final cada pontinha solta é amarrada nessa incrível viagem no tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo