12/04/2017

Stranger Things & Stephen King - Algumas Referências

Olá gente! =D  Bom, não é segredo para ninguém que me acompanha aqui e em qualquer outra rede social, que eu sou uma grande fã do trabalho do Stephen King. E um belo dia me deparei com um post bem legal no site Literatura Policial e resolvi compartilhar com vocês. Para quem assistiu a série Stranger Things e gostou, saiba que terá a 2ª temporada em Outubro, eu estou ansiosa e vocês?

(Fiz poucas mudanças no texto, mas somente por questões de datas, já que o post original é de Ago/2016.)



STRANGER STEPHEN – Se você assistiu a série “Stranger Things” e sentiu que estava vendo uma coletânea dos melhores filmes de Stephen King da década de 80, talvez você não esteja tão longe da verdade. Por assim dizer, até o próprio King concorda com você.


A série que virou febre no Netflix certamente se vale de várias referências dos anos 80, em especial das histórias do Mestre do Terror. Até a escolha da fonte usada para a abertura parece ter sido tirada de um de seus livros:



Há várias outras referências no decorrer dos episódios. Para quem amou Stranger Things e não aguenta esperar por uma segunda temporada, uma dica: procure a seção mais próxima de Stephen King na livraria da sua cidade, pois você irá encontrar bem mais do que ecos do programa nas histórias dele.


Cujo


Um dos clássicos de Stephen King e que foi reeditado pela Suma de Letras Brasil no fim do ano passado, “Cujo” não apenas aparece como uma sutil referência no programa, mas está lá literalmente, de corpo e alma e devidamente palpável. Quando o xerife Hopper sai para identificar o corpo de Will, o oficial guardando a porta está lendo uma cópia de “Cujo”. Rola até close do rosto de Mr. King na contracapa.


Carrie, a estranha


A história de Carrie, uma menina jovem e estranha que tem poderes excepcionais, tem paralelos óbvios com Eleven, não é mesmo? Mas é novamente mais do que uma coincidência. Quando Hopper e Joyce descobrem sobre as experiências científicas que culminaram nos poderes de Eleven, ela os resume com uma única frase arrebatadora:
“You ever read any Stephen King?” (Você nunca leu Stephen King?)

A Incendiária



A própria Eleven parece ter saído das páginas de outro livro de King: “A Incendiária”, lançado em 1984. Aqui Stephen King escreve sobre uma menina cujos pais estavam envolvidos em experimentos secretos militares, que consistiam no uso de LSD para desenvolver poderes telecinéticos. Sua filha, que é extraordinariamente poderosa e tem habilidades estranhas, sempre tem hemorragias nasais após usar seus poderes, e eventualmente acaba fugindo da agência do governo que fazia os experimentos secretos. Ou seja, é exatamente A MESMA história de Eleven em Stranger Things, só que foi escrita há 36 anos.



O Corpo



O conto “O Corpo” é mais conhecido por sua adaptação para o cinema, “Conta comigo” (Stand By Me), filme de 1986. Foi um dos primeiros grandes sucessos de Stephen King fora do gênero horror, e conta a história de quatro meninos que andam ao longo dos trilhas do trem para encontrar o corpo de um adolescente que estava desaparecido na mata há mais de três dias. A dinâmica por trás dos quatro rapazes é muito parecida com a das crianças de Stranger Things, principalmente na específica cena dos trilhos do trem.


It, a coisa


Os criadores da série disseram que eles queriam “desesperadamente” adaptar a história de King, “It, A coisa”, para o cinema. Já que eles não conseguiram, acabaram escrevendo Stranger Things – mas eles definitivamente mantiveram o abominável palhaço Pennywise em suas mentes. E eles até incluíram uma referência sutil a ele em uma das falas da série. Quando Will diz para a sua mãe que ele não tem medo de nada, ela brinca com ele e pergunta:

“Nem mesmo de palhaços?”


O Nevoeiro


O conto “O Nevoeiro” é sobre uma pequena cidade no Maine que, subitamente, é envolta por uma névoa que esconde monstros de outro mundo. Criaturas estranhas passam a entrar no mundo real sob a cobertura dessa névoa espessa que preenche o cenário. É bem parecido com o monstro da série, que escapa do Mundo Invertido para assombrar a galerinha de Hawkins, nhéam?
O Nevoeiro foi adaptado para os cinemas em 2007, mas agora vai sair a série que já é bastante aguardada pelos fans, para saber mais (clique aqui).


A hora do Vampiro



“A Hora do Vampiro” é uma história sobre vampiros que se apossam de uma pequena cidade no Maine. Começa quase igual a Stranger Things, com um menino que desaparece na floresta. No livro, os vampiros infectam a cidade através do menino que havia desaparecido. Do jeito que a primeira temporada de Stranger Things terminou, pode ser uma dica do que eles planejam para o pobre Will na próxima temporada. Talvez trazê-lo de volta não tenha sido uma ideia tão boa assim…

Só para lembrar que esse post não é de autoria minha e sim do Blog Literatura Policial. Achei muito legal e resolvi compartilhar com vocês.
O post original você encontra clicando aqui: 7 referências a Stephen King em Stranger Things

Espero que tenham gostado. Deixa seu comentario aí, segue o blog e deixa o link do seu para que eu possa seguir você também! Super beijo!

11 comentários:

  1. eu adoro a serie, mas ver esses livros me da um medinho, eu n tenho coragem e nem vontade de ler kkkk

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Day, sua linda, tudo bem?
    Eu não sabia da série, mas para os fãs que são muitos, eles acertaram em cheio, achei muito legal as referências e o próprio livro ser usado em cena. Eu não sou fã do autor, mas de filme, eu tenho dois que amei e fiquei surpresa quando descobri que foram baseados nas obras dele: A Espera de uma Milagre e Um Sonho de Liberdade, são espetaculares, recomendo a todos. Parabéns ao Blog Literatua Policial pelo post que fiou ótimo e para você por estar divulgando.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as referências que você usou com os livros do Tio King!
    Comecei a assistir a série e estou no terceiro episodio ainda, to achando meio paradinho! Mas vou continuar, porque é tanta gente falando bem, que tô tentando gostar tbm.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu não tinha reparado nessas referencias!!!

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente AMEI o post!
    Amo á série e de cara vi que tinha algumas referência dos livros do King!
    A forma como foi escrito deu vontade de assistir a primeira temporada novamente só para capitar mais atentamente as referências.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,Day.
    Post maravilhoso. Amei!
    Amoo essa série e já estou ansiosa pela segunda temporada.
    Stranger Things tem ótimas referências ao King, mesmo ainda não tenha tanta afinidade com suas ibras, adorei o fato da série ter se inspirados em suas obras.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Day,
    Adorei o post, mas confesso que tenho um pouco de medo dos livros so King, e ainda não tive tempo de ver a série, mas fiquei bastante curiosa.

    Beijos,
    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tentei começar a série, mas não consegui. Quem sabe logo eu consigo. Gostei de saber das referências ao King. Adorei o post. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Só uma coisa pra dizer... To amando seus posts! Através deles, estou conhecendo mais de perto esses gêneros, terror e suspense! já estou até começando a gostar. kkk E como já comentei em alguns posts aqui, eu ainda vou ler King. kkk

    ResponderExcluir
  10. Oi Day, tudo bem?

    Algumas coisas eu já sabia, mas outras não por exemplo não tinha me tocado sobre Cujo e O nevoeiro!! Mas sabe que lendo este post eu consegui descobrir mais motivos para amar essa série <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Adorei as referências, e amei Strager Things, estou mega ansiosa para a segunda temporada, pena que outubro está tão longe :/

    Bjux ;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo