24/08/2016

[Resenha] Dexter - A mão esquerda de Deus

Oi gente, desculpe o sumiço.. Rsrs...
Mas para compensar venho com a resenha de um livro curto, porém delicioso :) 





Dexter - A mão esquerda de Deus
Jeff Lindsay
Editora Planeta
272 páginas

Avaliação:★★★★






Sinopse: 
Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami… Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos… A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra-prima.


Primeiramente tenho que dizer que eu me apaixonei pela atuação do ator Michael C. Hall, que interpreta Dexter Morgan na série Dexter, disponível na Netflix. E só por agora eu descobri que a série que tanto gostava era baseada em livros, e aí já dei meus pulos para ler o primeiro de 8 livros (em breve resenha dos outros)! E olha, se você já assistiu e gostou da série , vai se apaixonar ainda mais pelos livros!


Dexter - Michael C. Hall
O livro conta a história de Dexter Morgan, ele tem uma imperfeição na sua personalidade.
Um distúrbio mental caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, falta de remorso e culpa por atos cruéis e tantas outras características que podemos associar a um Psicopata. Sim, Dexter possui a chamada psicopatia e a todo momento possui um desejo desenfreado que o impulsiona a matar. No livro, esse desvio de caráter é personificado em um "personagem" intitulado como "Passageiro das Trevas", uma outra personalidade de Dexter que o instiga a cometer tais atos. Mas e aí, por que Dexter é assim?


O livro nos conta que ele viveu uma situação traumática na infância. Quando tinha apenas 3 anos de idade ele presencia um assassinato e isso marca ele para sempre.


Órfão, ele então é adotado por Harry Morgan (policial que o resgatou) e sua família, e é ele, seu pai adotivo, que ensina Dexter a controlar esses impulsos e só aliviar sua tensão em pessoas que realmente "merecem morrer", isto é, matar assassinos e criminosos Assim, Dexter segue sua vida seguindo o chamado "Código Harry" vivendo em Miami como uma pessoa normal, tentando esconder de todos quem ele realmente é.

[...]
– Por favor, eu não consegui me conter, simplesmente não consegui. Por favor, entenda… – ele disse.

– Eu entendo, padre. Entendo perfeitamente. Sabe, eu também não consigo me conter. Mas crianças? Eu jamais faria isso com crianças. Com crianças, nunca. Tenho de achar gente como você.
[...]


O livro é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Dexter e eu tenho que ressaltar que antes de ler o livro vi muitas resenhas negativas dele por aí, mas nem levei isso em consideração, pois as maiores reclamações eram a falta de dialogo do livro o que para mim é totalmente compreensivo já que a maior parte do tempo a história se passa somente dentro da cabeça dele e eu amei isso. 

Você com certeza deve estar pensando: esse livro deve ser um terror! Mas não é. Não há nenhum excesso de cenas sangrentas e tudo mais. Na verdade, Dexter detesta sangue. Seu trabalho como assassino tem que ser limpo, frio, quase uma obra de arte, segundo ele mesmo.
Eu poderia ficar horas falando sobre como este livro é ótimo ou como a escrita de Jeff Lindsay é sofisticada, e de fácil entendimento, mas "Dexter" é uma série de livros que pretendo continuar, então ainda gastarei muito tempo contando pra vocês tudo sobre esse assassino elegante e intrigante.

A série tem 8 temporadas e no total são 8 livros, se você já assistiu a série pode ficar despreocupada(o) pois somente a 1ª temporada foi baseada no 1º livro (e mesmo assim, o final foi diferente) e o restante da série é totalmente independente do restante dos livros. E o que eu tenho a dizer é que se você gosta do gênero, leia! Eu estou ansiosa para continuar essa empolgante trajetória pelas peripécias de Dexter Morgan.  :)

44 comentários:

  1. Só fui saber que existem livros sobre o Dexter há um tempinho, depois de já ter assistido um episódio da série. Você tirou uma dúvida que eu tinha, pois por um tempo achei que os livros fossem "novos" e baseados na série de TV, não o contrário. Que bom que os livros e a adaptação se diferenciam um pouco, assim ainda temos surpresas.
    Lembro que gostei muito do episódio que vi e pretendo dar continuidade um dia.
    Ah, e isso de estar dentro da cabeça do personagem me agrada demais, tenho certeza que esse é um livro super interessante. Amei sua resenha e dica, Day. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Por conhecer seu estilo, sei que é uma leitura que você vai gostar...
      Beijos!!!

      Excluir

  2. Já assisti alguns episódios de série e gostei muito, gosto do gênero e gosto de narração onde você vê o que se passa na cabeça do personagem...Adorei a resenha, quando tiver um tempinho vou ler esse livro, acho que vou gostar muito, fiquei com um pouco de receio quando vi o livro, mas depois do que você escreveu sobre ele vou colocar na minha lista infinita de livros para ler...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Leia sim flor! Você vai adorar... =*

    ResponderExcluir
  4. Sou louca pra assistir essa série, só me falta tempo e também não sabia que era baseada em livros!! Acho que vou tentar ler primeiro antes de começar a assistir, você acha que é melhor? Por causa das diferenças entre série e livro... Eu acho que a história vai ser sensacional, bem do jeitinho que eu gosto e fico em dúvida agora sobre qual parece melhor, hahahah. Adorei a resenha, bem instigante.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que assistir ao menos alguns episódios da 1ª temporada é legal. Eu particularmente amo já ter a ideia de como o personagem é, e esse ator que interpreta o Dexter é maravilhoso! Eu por exemplo estou assistindo a 3ª temporada ainda.. E amando!! Beijos Flor!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Day!!

    Eu não assisti a série, mas eu achava que era tudo baseado nos livros! Gostei de saber que é diferente! Dexter sempre me pareceu um personagem incrível! Quero conferir!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é Realmente incrível Mi... Beijos!

      Excluir
  7. Amei esse primeiro livro e quando o terminei, pensei "Como assim??" Fiquei perplexa como o autor soube juntas tantas coisas que considero importante num só livro. Espero ler logo o segundo... E nunca vi a série, mas me deixou com aquela vontade enorme agora.
    Xero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal flor! Tbm tive esse mesmo sentimento que você.. Assista, vai adorar! Beijos!!!

      Excluir
  8. Oi, amiga. Olhando o nome e essa foto aí, já pensei, "Não vou mesmo ler esse livro", mas depois de ler sua resenha estou até pensando em dar um chance. Ganhou pontos comigo por não possuir cenas sangrentas. Que bizarro o pai adotivo dele saber disso e concordar que ele tire vidas mesmo as que tiram outras... A série também é limpinha nessa questão de sangue?
    Arrasou na resenha! Beijos.
    Mia

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, resolvi seguir seu conselho na resenha :) obrigada!
      A respeito do livro, você vai gostar sim... Mas a série é mesmo um pouco sangrenta..rsrs
      Beijos!!!

      Excluir
  9. Oiii Day! Adorei a sua resenha, ficou ótima! Eu ainda não assisti a série Dexter e não sabia que era baseada em livros kkk mas eu gosto bastante de livros com esse teor de Serial Killer. E pelo que você disse me interessei pela narração, deve ser bem diferente. Eu te marquei em uma Tag lá no blog:
    http://www.apenasgiz.com.br/2016/08/tag-de-tudo-um-pouco.html?m=1

    E indiquei seu blog ao Prêmio Dardos:

    http://www.apenasgiz.com.br/2016/08/beda-24-premio-dardos-bloggers.html?m=1

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar flor!Leia!
      Obrigada pela indicação!! Ameiii ♥️♥️♥️

      Excluir
  10. Oi Day, sua linda, tudo bem?
    Que bom que voltou!!! Me indicaram muito o seriado e já vi algumas chamadas na TV e meio o que sei que vai acontecer em algumas temporadas, kkkkk Esse assunto me fascina, o assustador é que não temos como saber quem são essas pessoas, não temos como identificá-los. Pode ter alguém assim no nosso convívio, já pensou? Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila!! Já pensei viu, e como...rsrs Obrigada pela visita flor!! Beijoss!!!

      Excluir
  11. Todo mundo fala essa série, mas eu ainda não pude assistir T.T adoro a premissa dele! A sua resenha ficou ótima!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista, é ótima! E o livro também!!
      Beijos!!

      Excluir
  12. Olha ele aí, o meu malvado favorito rs,claro depois do Téo rs,amiga obrigada pela dica,quero muito ler esse livro,e conhecer mais essa mente maligna do Dexter hahahahahaha.
    Bjs
    https://diasdeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu aí né amiga...kkkk
      Culpa sua, pois antes de você me iniciar nesse gênero, nunca pensei que eu iria ficar do lado do vilão (nem tão vilão assim..rs)
      Beijos amiga!!!

      Excluir
  13. Oi Day... não sabia que possuíam livros da série ... essa semana mesmo um amigo me indicou a série, após ler seu post , fiquei bem curiosa para assistir, e a respeito dos livros adoro quando a trama desenrola-se na mente do personagem.. podemos acompanhar seus dramas , oq torna mais interessante.
    Beijos
    leitoresjardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, nossa assiste então, pois você vai adorar!
      E o livro é bem isso, eu ameiii..rsrs
      Beijos!!

      Excluir
  14. Oi, já vi a série no catálogo da netflix, legal saber que veio baseado nos livros. Tomara que a série tenha um enredo que não frustre quem gostou dos livros, já que eles só se basearam no primeiro. Adorei a resenha, mas não o leria, gosto mais de romances hahahaha beijos ♥️

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita flor... Beijos!!!

      Excluir
  15. Oi! Não conhecia nem o livro nem a série, mas fiquei com alguma curiosidade, embora estes livros não façam muito o meu estilo, quem sabe eu vá ler e até goste!
    Uma coisa que me chamou a atenção foi de ser narrado pelo próprio Dexter, o que nos dá mais percepção do que se passa na cabeça dele e como vê as coisas ao seu redor.
    Amei a resenha!
    Beijinhos!

    http://euliaeleio.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Se ler, irá gostar sim... Beijos!

      Excluir
  16. Tenho muita curiosidade sobre Dexter, tanto sobre os livros quanto sobre a série. Então, sua resenha me deixou animado.
    Matar como se fosse uma obra de arte? Interessante... Quero conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, uma obra de arte, segundo ele mesmo. rsrs
      Abraços!!!

      Excluir
  17. Preciso ler!
    Hello Day, boa tarde!
    Amei a resenha e fiquei muito curiosa, já que eu não tenho os livros vou assitir a série. Beijos!
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  18. Assista sim flor, e se você se interessar pelos livros, tem para baixar no lê livros :)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vou ler primeiro, obrigada pela dica Day!
      beijinhos.

      Excluir
  19. Eu tenho muita curiosidade de ler Dexter, acompanhei a série por um tempo e achei bem legal. Confesso que tinha medo de ler esse livro, mas já que você disse que não tem nada de terror, com certeza, irei dar uma chance a ele, hahah.
    Beijos!
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Da uma chance sim flor! Esse livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Oi Day,
    Nunca achei que Dexter era para mim, rs.
    Tanto que nem assisti a série, mas tenho curiosidade porque todos elogiam.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!! Pode ler tranquila. Pode ter certeza que vai gostar do livro sim! Beijos!

      Excluir
  22. Parece bom, eu comecei a ver a série esses tempos e gostei bastante. Se o final do primeiro livro já foi bem diferente imagina no último. Fiquei bem interessado.

    Ótima resenha, como sempre

    Abraços
    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! Sim, é diferente e cada um com um jeitinho especial..rsrs
      Você vai adorar, pelo que conheço do seu gosto!
      Abraços!!!

      Excluir
  23. Oi Day, tudo bem?
    Eu terminei a série em 2013 e acho que li o livro mais ou menos na mesma época. Ou em 2012, não lembro.
    Enfim hahaha! Eu curti mais a série do que o livro. No livro, achei tudo meio "nonsense", meio "místico" (como a forma que o Dexter simplesmente ~sente~ o Icetruck Killer, por exemplo). Acabei não continuando os outros volumes.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh flor, da uma chance! :)
      Acho que terminou assim porque ele vai dar continuidade nos outros livros!! Beijos!!

      Excluir
  24. Que legal, adorei a resenha Day. Não sei porque mas sempre imaginei os livros vindo depois da série (sei que não faz sentido mas conheci a série antes então sei lá o que achei kkk)
    Tentei assistir a série mas não passei do primeiro episodio, achei chatinha e nada correspondente com a fama, mas faz bem o estilo de leitura que gosto.
    Vou tentar pegar para ler qualquer hora, apesar de isso de ter poucas falas ter me preocupado.
    Beijo!

    http://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray!! Realmente viu, ele está mais para um monologo, mas eu gostei e recomendo viu... Beijos!

      Excluir
  25. Eu to vendo a série,mas quero ler os livros também,agora depois dessa indicação,mais ainda.
    Seu blog esta a cada dia mais Lindo,Parabéns!

    www.leiturasdadebora.com.br
    Instagram: @leiturasdadebora

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo