09 maio 2022

RESENHA] Caverna dos Anjos - Raphael Magalhães Hoed


TÍTULO: Caverna dos Anjos
ANO DE LANÇAMENTO: 2021
EDITORA: Penalux 
NUMERO DE PAGINAS: 271
CLASSIFICAÇÃO: 

SINOPSE: Raphael Magalhães Hoed nos envolve em uma narrativa que transcende muito uma mera história de terror ou mistério. Ao esmiuçar as fraquezas que fazem parte da natureza de cada personagem envolvido, ele expõe as sombras presentes não apenas na Caverna dos Anjos – local que abriga um pesado histórico de tragédias e onde, de alguma forma, se manifestam com bastante virulência por meio dos piores pesadelos e fobias de quem ali adentra. Nada parece abalar a calma de Brejo do Amparo, uma comunidade tipicamente mineira, bucólica e pacata do interior, em que todos se conhecem, e ainda recebe turistas que se encantam com o Morro do Brejo do Amparo, onde podem explorar duas cavernas famosas na região. Cenário escolhido pelo autor para narrar a história do pequeno Gabriel e sua família, formada pelo pai Alberto, a mãe Dina, e o irmão mais velho Rafael, além da amizade com Nelsinho. Porém tudo muda quando o irmão, pré-adolescente, desobedece aos pais e resolve se aventurar na caverna dos Anjos com uma turma de amigos. Tudo muda quando nenhum dos excursionistas retorna para casa. Com habilidade e de maneira neutra, o autor expõe sentimentos, motivações, fraquezas dos vários personagens, sem atuar como uma entidade julgadora e tampouco induzir seu leitor a tomar partido de um ou outro personagem. No tabuleiro da vida, observamos como estes se comportam, se defendem e atacam diante dos perigos e tentações. Quem vencerá as forças do invisível e do mistério? Eis um grande enigma para ser desvendado nas derradeiras páginas.




❝ 𝐶𝑎𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑏𝑖𝑐ℎ𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑖𝑠𝑖𝑡𝑜𝑠, 𝑛𝑒́? ❞

📝 Fazia muito tempo que eu não ficava aflita e angustiada com uma leitura de suspense! Além de encontrar personagens bem descritos onde eu os conheci, senti seus medos e perversidades, há também uma narração minuciosa e precisa sobre cada acontecimento, tornando a experiência única e visceral! 

📝 A história se passa em Brejo do Amparo, comunidade do interior de minas, o autor nos transporta para essa pequena comunidade tranquila e pacata com seus costumes, sotaque e acontecimentos regionais.

📝 A trama acontece em dois tempos, o início trás Gabriel ainda pequeno no seio de sua família formada por pai, mãe e irmão onde apresenta alguns problemas familiares, há foco na inocência infantil que será muito importante na frente! Seu irmão acaba desaparecendo dentro da Caverna dos Anjos, um local que era lindo e passa a ser assombrado! 

📝 Na segunda parte Gabriel já adulto é transformado por tantas perdas e tem que lidar com a oportunidade de se aventurar pela gruta ao lado de Victoria, Nelson, Leandro e Letícia. Essa jornada irá mudar tudo, completamente!

📝 A caverna é um ser único, vivo e completamente assustadora, o autor narrou muito bem o surgimento e a transformação da lenda, era de arrepiar cada descrição feita com as pessoas que adentravam e nunca mais retornavam, então vivenciar a experiência com os quatro lá dentro foi sombria, reveladora e ao mesmo tempo triste! 

📝 Há informações importantes em todo momento, cada uma será valiosa mais para frente ao mesmo tempo que segredos são revelados, as verdades vão sendo solicitadas! A caverna tem o poder de despertar o temor de cada um e traz a tona os piores pesadelos!

📝 Eu adorei estar certa em minhas teorias, mas será que dá para respirar aliviada com o desenrolar dessa jornada? Algum deles conseguirá, finalmente, ser digno e sair da caverna? 

📝 Acreditem quando eu digo que o final consegue ainda surpreender e comover! E se questione, suas ações condizem com seus pensamentos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo