26 agosto 2020

[RESENHA] A Segunda Sociedade - Viviane Maia Jovita



TÍTULO: A Segunda Sociedade
ANO DE LANÇAMENTO: 2019
EDITORA: Chiado
NUMERO DE PAGINAS: 207
CLASSIFICAÇÃO: 


SINOPSE: Depois de “Amor demais por ela”, foi criado em 2010 o projeto de lei “Xadrez”. Uma excelente iniciativa do Governo, porque há nove anos de sua criação, os resultados do projeto são visíveis. Os seis setores de atividades do presídio Ilha (combate ao suicídio; leitura; cinema e debate; relatos de familiares das vítimas; relatos de familiares dos réus e o setor de agradecimento e arrependimento) funcionam tal como projetados e idealizados. Faz onze anos que Anne Tina Parreiros leu o diário de Mércia Gavato, no reveillon do ano de 2008, no entanto, muitas descobertas ainda precisam ser desvendadas. Nem tudo foi devidamente esclarecido a respeito de Marconi Esqueleto. Em meio a turbulências e a um mundo violento, o amor, a amizade e a justiça agora têm um papel mais importante do que nunca, e tudo que precisar ser feito para alcançar a plenitude desses sentimentos será realizado, ainda que máscaras sejam usadas. Surge a educação e a mudança de comportamento, dentro do presídio, em detrimento ao endurecimento da pena. Desabrocham algumas emoções na vida de Paola Escorte, mas nem todas serão compartilhadas com seus conhecidos. Torna-se perceptível a importância de fazer boas escolhas. Acontecimentos semelhantes surgem na vida de pessoas distintas, isso porque os dias se mostram cada vez mais dinâmicos. Nesses tempos difíceis, em que há pressa na busca desenfreada de informações, que não são necessariamente conhecimentos, não basta você fazer parte da Sociedade, é preciso estar nela por completo, de corpo e de alma.


❝𝑁𝑎̃𝑜 𝑎𝑑𝑖𝑎𝑛𝑡𝑎 𝑞𝑢𝑒𝑟𝑒𝑟 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒𝑟 𝑠𝑒𝑟 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎𝑑𝑎. 𝑂 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑚𝑢𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑝𝑟𝑜𝑚𝑒𝑠𝑠𝑎𝑠 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑛𝑐̧𝑎𝑠, 𝑚𝑎𝑠 𝑠𝑖𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑒 𝑎𝑡𝑖𝑡𝑢𝑑𝑒𝑠.❞
⠀⠀⠀
      Mais intenso, profundo e avassalador ainda está esse segundo volume, continuação de Amor Demais Por Ela que já havia me conquistado, mas aqui a trama caminha por caminhos mais amplos e ao mesmo tempo dinâmicos, o tempo passou, os personagens estão mais velhos com vidas corridas e podemos ver que trajetórias tomaram depois de tantos anos!

       Anne Tina continuou prosperando na vida, além da escola de música agora tem uma confeitaria, suas filhas continuaram com suas carreiras! A amizade com Paola lhe fazia muita falta, mas sempre estava perto de sua antiga amiga Mércia e também de Verônica! Os detalhes da separação de Mércia ainda eram estranhos e desconhecidos para Anne!

     Em outro ponto da história somos apresentado ao sistema carcerário, principalmente a ilha, uma iniciativa do governo intitulado projeto xadrez onde apenas os melhores e mais comportados prisioneiros são levados para esse local, lá as atividades são divididas por setores (combate ao suicídio, leitura, cinema e debate, relatos de familiares das vítimas, relatos dos familiares dos réus e agradecimento e arrependimento). Os prisioneiros realizam atividades nos setores e podem diminuir suas penas!

    Vamos acompanhar a vida cotidiana de Anne e das pessoas em sua volta, como algumas mentiras e revelações começam a surgir e por outro lado vemos Marconi cumprindo pena na ilha, ele entende o peso dos seus atos, e vai arcar com isso! Cada setor é responsável por nos fazer ver um lado diferente da realidade, a dor das pessoas que ficam, das que estão do outro lado, e as que querem mudar?

     No fim da obra e também na vida podemos perceber como tudo é feito de coincidências, como uma amiga pode ser filha de alguém que eu ouvia minha mãe falar tanto? Também tentamos tanto fingir uma perfeição ou apenas tentamos disfarçar algumas imperfeições, e quem dirá que o outro não faça o mesmo? Talvez em um grau bem mais pesado? Quanto vale entrar para A Segunda Sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo