17 novembro 2020

[RESENHA] Bile Negra - Oscar Nestarez


TÍTULO: Bile Negra
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
EDITORA: Pyro
NUMERO DE PAGINAS: 168
CLASSIFICAÇÃO: 


SINOPSE: O que acontece quando perdemos as rédeas de nossa própria mente?
Uma pandemia se espalha por bairros, cidades e países. Sorrateira, é causada por uma perigosa substância, que age como um verme que fatalmente conquista a vida do hospedeiro. E Vex, um jovem tradutor, precisa recrutar todas as suas forças para conter esse avanço.
Com origem na Teoria Humoral segundo a qual o bom funcionamento de corpos e mentes depende do equilíbrio entre humores, o romance explora o excesso do mais saturnino deles: a bile negra, ou melancolia - do grego mélas (negro) e cholé (bile).


❝ 𝑆𝑒 𝑡𝑖𝑣𝑒́𝑠𝑠𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑎𝑡𝑒𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎𝑜 𝑟𝑒𝑑𝑜𝑟, 𝑎̀𝑞𝑢𝑖𝑙𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑒𝑟𝑐𝑎𝑣𝑎, 𝑡𝑒𝑟𝑖́𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑛𝑜𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑒𝑣𝑖𝑑𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑙𝑔𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑖𝑎 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑏𝑒𝑚. ❞

       Um terror psicológico que é desenvolvido lentamente, cheio de enigmas durante o enredo, desses que vão deixando os pelos do corpo todo arrepiado, até chegar em um desfecho de tirar o fôlego, eu confesso que adoro e você?

      Vex está tentando superar um trauma e ao recuperar sua ligação com os antigos amigos vê o mundo mudar a sua volta, uma pandemia se espalha, os olhos escurecem, faz com que a pessoa tenha pensamentos ruins, agressivos, nos piores casos ficam psicóticos e gosmas pretas saem dos seus corpos!

       Vex havia pegado um trabalho para fazer tradução, nela encontramos a Teoria Humoral onde acredita-se que o bom funcionamento do corpo e da mente depende de vários equilíbrios, a Bile negra representa o desânimo, tristeza e melancolia que é retratada no livro e começa fazer total sentido, não só pelo momento que estamos vivenciando, mas pelas profundidades da alma!

       É perceptível quanto Vex sente um incômodo desde o início e é ao lado de seu amigo CG que vai ao interior em busca de ajuda, o caminho é cheio de acontecimentos horríveis e percalços assustadores, o medo do desconhecido, da tristeza profunda e avassaladora, a tentativa de se salvar, tudo causa tensão!

     A teoria sobre o surgimento do vírus é rápida, o que me deixou com vontade de entender melhor, também trás um toque de maldade que faz ligações entre o início e o fim de toda história, confesso ter relacionado, mas sofrido mesmo assim com o desfecho, pois desejava redenção e salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo