16 maio 2019

[RESENHA] O Pantano das Borboletas - Frederico Axat


TITULO: O Pantano das Borboletas
ANO DE LANÇAMENTO: 2014
EDITORA: Tordesilhas
NUMERO DE PAGINAS: 416
CLASSIFICAÇÃO:  + ♥️


SINOPSE: Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta.Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico, O pântano das borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.



         É sempre tão difícil falar sobre um livro que gostamos tanto, tentar passar em palavras todas as emoções que sentimos ao fazer essa leitura, parece que algumas sensações serão sempre deixadas para trás. Esse livro é desses capazes de nos transbordar com o tanto de sentimentos que nos passa.

          Quando bem criança Sam presencia sua mãe desaparecer em um acidente de carro, depois de anos vivendo em uma granja com vários irmãos adotivos, ele ainda tem vislumbres desse acontecimento. Vemos muitas vezes sobre a maldade em pais adotivos no mundo literário e aqui encontramos outro lado, o da proteção e enxergamos a realidade que muitas vezes há desentendimentos, mas a união prevalece.

           No verão de 1985 Sam se apaixona por Miranda, uma nova moradora da cidade que causa muito alvoroço com o retorno da família rica e misteriosa.

          Billy e Sam são melhores amigos e passam os dias se divertindo no bosque, fazendo construções e planos e passando o tempo. Por acaso acabam tornando-se amigos de Miranda também, e essa união despertará muitas descobertas sobre o desaparecimento da mãe de Sam.

      Muitas coisas ruins acontecem aos três, varias ligações estranhas e suspeitas são feitas, e o que salva a todos é a ligação que eles foram capazes de criar juntos.

        Você pode ser completamente ligado aos detalhes e ágil em resolver mistérios, assim como eu, mas com certeza não acreditará nesse final, que nem é o ponto forte da história e que serve apenas para compreendermos mais sobre respeitar outrem, entender sobre as varias formas de amar e exercitar um pouco de empatia, assim toda a história se mostrará de uma maneira diferente e ainda mais tocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo