28 abril 2019

[RESENHA] Zero - Rodrigo Abreu



TITULO: Zero
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
EDITORA: Chiado
NUMERO DE PAGINAS: 172
CLASSIFICAÇÃO: ★ + s2


SINOPSE: Imagine um futuro onde a escassez de recursos obrigou as pessoas a repensar a forma de consumo. Onde a estética deu lugar à função. Um mundo de edifícios cinza sem janela ou acabamento, construídos de um material reciclável ecologicamente correto. Onde os alimentos são pastas nutritivas com texturas variadas e sem sabor. Para completar, todas as pessoas quando nascem recebem um implante de Realidade Aumentada. Com ele toda a realidade é coberta por um manto virtual. Sabe aquele apartamento sem janelas? Que tal uma vista para a praia? Quer trocar a cor das paredes? Sem problemas. E aquela roupa básica, que tal hoje ela ser um casaco, amanhã uma camiseta com estampa animada ou quem sabe um vestido. Maquiagem, acessórios, cabelo e sapatos tudo virtual, feito com um click, escolhido entre centenas de marcas que migraram para o online e agora produzem seus produtos virtualmente. Mesmo a comida, você escolhe o sabor que quiser. Quer comer bolo todo dia em todas as refeições? Só escolher em seu implante dentre as marcas disponíveis. E se não quiser fazer parte desse universo de marcas, tem a pirataria e seu universo paralelo. O mundo é agora, de fato, uma grande tela, viva a realidade que desejar.
Esse é o pano de fundo de “Zero”, romance de ficção científica que conta a estória de um homem pivô da próxima mudança de paradigma. A cada página, o leitor vai descobrir, por meio de uma jornada rumo ao autoconhecimento, que o valor da existência tem muito a ver com amizade, fidelidade, amor e, também, com a morte.




        MEU DEUS DO CÉU QUE HISTÓRIA INCRÍVEL É ESSA?
      Sempre fui muito fã de filmes e séries futuristas como Matrix, O Quinto Elemento e a tão conhecia série Black Mirror, mas nunca imaginaria que iria acabar gostando tanto desse livro, na verdade esse foi um dos primeiros livros que li e que mergulha fundo nesses elementos de ficção científica nos deixando completamente imersos em sua trama!

       Somos inseridos em São Paulo, uma cidade completamente diferente onde a escassez de recursos fez com que o mundo fosse adaptado. Sabe os filtros que usamos em fotos para melhorar nossa aparência? Aqui ela existe em uma magnitude gigantesca, chamada de RA (Realidade Aumentada) e são inseridos logo que um bebê nasce, possibilitando que as pessoas alterem sua aparência, vestimenta e até mesmo seus pertences!

       
      Conhecemos tudo através de Kevin que sempre carregou consigo uma tristeza profunda e isso só se intensifica com seu recente rompimento amoroso! Ele é uma pessoa bem sucedida já que trabalha com a RA, porém sua vida é repleta de padrão, nem com tudo que tem a seu dispor ele se sente feliz para usá-las!

        Ao decorrer da história vamos conhecendo muito sobre as novas tecnologias que realmente facilitam a vida de todos, as pessoas estão tão acostumadas a elas que isso não faz tanta diferença, é usual! Como toda história futurista algo acontece para dar uma ação maior na trama e é a partir disso que vamos entendendo o tamanho do papel de Kevin nessa história!

          Confesso que fiquei perdida em algumas explicações, mas isso foi somente pelo meu limitado conhecimento na área e não arruinou em nada minha leitura, já que relia até compreender mais!

      
       São vários personagens ao redor de Kevin, mas acho que nenhum foi capaz de transpor o brilho e protagonista que ele tem! Eu adoraria viver em um futuro assim, mas também foi assustador perceber que mesmo com tantos avanços e benefícios à tecnologia nunca irá acompanhar as crises existenciais dos humanos!

           O autor conseguiu criar um mundo perfeito e também conseguiu mostrar o quanto o homem é um ser imprevisível! Por mais que se tenha tudo e se represente tudo para outrem nada irá deter o peso das suas questões pessoais! O final é extremamente doloroso, mas é perfeito para tudo que a história nos entregou!


         Não sei se fui capaz de transmitir todo o poder e impacto desse livro e também sobre o quanto ele mexeu comigo, sem duvidas é um livro que eu recomendo para todos e agradeço imensamente ao meu querido amigo @edu.mindreader por me presentear com ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo