10 dezembro 2018

[RESENHA] O Tigre - John Vaillant



TITULO: O Tigre
ANO DE LANÇAMENTO: 2016
EDITORA: Intrínseca
NUMERO DE PAGINAS: 333
CLASSIFICAÇÃO: 


SINOPSE: É dezembro de 1997, e um tigre devorador de gente espreita um vilarejo afastado no Extremo Oriente russo. A fera não apenas mata pessoas, ela as aniquila, devora por inteiro. Por isso um grupo de homens com cães de caça é enviado para persegui-la pela floresta densa e gélida. À medida que analisam os parcos restos mortais das vítimas do tigre, os rastreadores percebem algo impensável: os ataques não são aleatórios; fazem parte de uma vingança. Machucada, faminta e perigosíssima, a fera precisa ser detida antes que mais uma tragédia aconteça.
Escrito com maestria e muito bem embasado, O tigre recria os eventos acima descritos ao mesmo tempo em que traça um impressionante panorama de uma paisagem inóspita e gelada e de seus habitantes, que, assolados pela pobreza do pós-perestroika, recorrem à caça ilegal para sobreviver, quebrando o equilíbrio natural que por milênios, antes da colonização europeia, do desflorestamento e da matança sistemática dos animais, permitiu que humanos e tigres coexistissem no mesmo território.
A destreza e o talento de John Vaillant ao descrever o ameaçador tigre-siberiano, superpredador inteligentíssimo capaz de percorrer vastas extensões de florestas e montanhas, são magnetizantes. Uma narrativa envolvente sobre o embate homem versus natureza, com um desfecho apavorante no cenário extremo da taiga siberiana.








            Esse é um livro que sai um pouco da minha zona de conforto, trazendo assuntos e fatos passados que enriqueciam e deixavam a construção da história mais forte e impactante. A história retrata assuntos reais o que causa mais choque e temor.
         
           Parecido com um documentário por retratar todo o ambiente inóspito que se passa, um vilarejo no Extremo Oriente russo, por apresentar toda trajetória de vida e evolução desse animal e também por explicar sobre a necessidade de sobrevivência que as pessoas precisam passar e fazer, onde a única certeza de sobrevivência é a caça.

       Um homem é atacado por um tigre de maneira cruel, a agencia de proteção é chamada, mas chegando ao local encontram um cena de crime elaborada. É preciso analisar com cautela o que aconteceu, um animal é capaz de pensar? Planejar matar um homem? Rastreá-lo de alguma maneira? A história segue esse curso até outro rapaz ser devorado no vilarejo, mas dessa vez não sobrou nada do corpo e a população fica assustada.
     
     Uma história sobre o mundo animal que foi tomado pelos humanos, sobre a necessidade da caça para a sobrevivência, sobre leis que são descumpridas e cobradas no mesmo preço. O Homem é forte, mas será páreo para a fúria de um tigre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo