18 dezembro 2020

[RESENHA] Desenhos do tempo - Peter Rossi



TÍTULO: Desenhos do tempo
ANO DE LANÇAMENTO: 2019
EDITORA: Ramalhete
NUMERO DE PAGINAS: 172
CLASSIFICAÇÃO: 


SINOPSE: Na vida tudo se repete, mas nada é igual: a afirmação de Peter Rossi em um de seus textos traduz seu olhar de cronista. Ele se recusa a ver o cotidiano de forma apressada, porque
sabe que cada dia, cada pessoa e cada cena que presencia são únicos, assim como é único cada pedaço de memória que resgata. A bicicleta da infância, o par de meias na gaveta, uma
sessão de cinema ou o encontro inusitado com um elefante de circo, tudo merece seu olhar atento e é dele que nascem estes textos – líricos, nostálgicos e bem-humorados. Mais que
um livro de crônicas, “Desenhos do Tempo” é o diário de bordo de alguém que viaja pela vida sem medo de se deixar surpreender e, acima de tudo, de se emocionar.


❝ 𝑂 𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑣𝑖𝑣𝑒𝑟 𝑠𝑖𝑚𝑝𝑙𝑒𝑠𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑝𝑢𝑗𝑎𝑑𝑜, 𝑑𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜𝑟𝑖𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑜 𝑡𝑒𝑟𝑚𝑜 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑣𝑖𝑣𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑚𝑖𝑚, 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑒́ 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑖𝑣𝑒𝑟 𝑠𝑒𝑚 𝑖𝑚𝑎𝑔𝑖𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜.❞

    Eu que sou tão encantada por crônicas não poderia deixar de sentir profundamente essas aqui, que falam da simplicidade de velhas lembranças de uma boa infância, juntamente com a escrita rica e totalmente poética!

    O autor trás nessa obra coletâneas de crônicas onde brinca com suas memórias e nos faz embarcar junto delas! Os temas são variados, sobre acontecimentos corriqueiros, mas marcantes do cotidiano e vai desde histórias contadas pela avó, a boa nostalgia de quando um circo chegava na cidade até do gosto e do cheiro de um pão feito com amor!

    Além das lembranças há reflexões sobre pensamentos e sentimentos, como os beijos no cinema carregam um significado gigante, a promessa de ser sempre criança e até mesmo se dispor a viver cada momento intensamente!

    A vida passa e com os avanços tecnológicos parece que vamos perdendo partes importantes de nós mesmo nessa tal de evolução, apesar do outro ser mais velho eu também consegui me sentir novamente na minha infância ao compartilhar momentos já esquecidos!

    Sem duvidas é uma obra tocante, com muitas analogias e completamente nostálgica, de escrita poética e sentimental que nos faz desejar voltar no tempo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo