17 julho 2020

[RESENHA] O Rastro da Alma - Alexandre Apolca



TÍTULO: O Enigma de Outro Mundo
ANO DE LANÇAMENTO: 2018
EDITORA: Nova Paris
NUMERO DE PAGINAS: 184
CLASSIFICAÇÃO: 


SINOPSE: “Clarice” acorda dentro de uma caçamba de lixo, sem saber sequer o seu nome. E o mais estranho: está no ano de 2040, em uma São Paulo decadente. Enquanto começa uma desesperada busca para descobrir a si mesma, ela tenta se adaptar a esse estranho mundo cercado de avanços tecnológicos e retrocessos humanitários.
Sua obsessão em encontrar uma maneira de voltar à sua época não a impede de mergulhar de cabeça nessa aventura. Em meio a esses mergulhos, ela encontra pessoas que fizeram parte de sua misteriosa história – que poderá ser modificada tanto para melhor quanto para pior. Mas, muitas vezes, o esquecimento é melhor do que a verdade nua e crua.
Por um capricho do destino, ela acaba conhecendo o enigmático Elvis e o seu fiel companheiro Kurt, um gato que consegue ser ainda mais enigmático. E esse encontro, aparentemente corriqueiro, poderá marcá-la profundamente.
Vivendo no limite entre ser a caça e a caçadora, ela vai se redescobrindo no futuro ao mesmo tempo em que o passado vai sendo destilado até que tudo se torne uma coisa só: o presente. Como todo bom thriller, não faltarão reviravoltas, perseguições e um psicopata à solta.
O Rastro da Alma fala sobre assassinatos, violência e paixão. Um livro que invade, sem pedir licença, o território do noir. Uma história eletrizante com um toque de distopia e sadismo. Tudo isso separado por uma linha tênue entre o futuro, o passado e o presente...


❝𝐻𝑎𝑣𝑖𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑒𝑧𝑎 𝑑𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑖, 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑒𝑧𝑎 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙𝑒 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑒𝑧𝑎 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑟𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑖𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑖𝑎 𝑠𝑒𝑟.❞


       Eu que sou tão acostumada com histórias diferentes fui pega de surpresa por essa trama intensa e impactante que trás temáticas bem pesadas, mas que se desenvolve rapidamente o que torna a leitura dinâmica e me jogou a todo segundo em um novo acontecimento, confesso que me fez sofrer muito com a personagem principal que passa por tantas crueldades, isso deixa a experiência única e visceral!

      Vamos acompanhar Clarice que acorda no ano de 2040 sem lembrar de nada sobre seu passado, ela encontra ajuda em Elvis um cara cheio de mistérios, mas bem intencionado que com o passar dos meses vai nos mostrando como o mundo se transformou: Destruição, guerras, doenças, toque de recolher, proibição de gravidez, o avanço da tecnologia...

     As passagens são rápidas e me senti muitas vezes angustiada e delirando junto de Clarice com os flash de seu passado, ela tentava descobrir quem era, de que época veio e com isso a trama a sua volta se modifica completamente, ela vai do céu ao inferno em pequenos parágrafos.

      O autor brinca sabiamente com o desconhecido, onde cria um mundo futurístico e aproveita para trazer uma história distópica com  personagens cruéis e fortes, Clarice sofreu tanto nessa trama que senti o estômago embrulhado várias vezes, esse é um livro pesado! Por isso o final deixa o gostinho doce e amargo, pois me fez confiar no improvável, não foi como eu gostaria, mas foi de alguma maneira melhor e isso foi incrível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo