19 junho 2020

[RESENHA] O Enigma de Outro Mundo - John W. Campbell



TÍTULO: O Enigma de Outro Mundo
ANO DE LANÇAMENTO: 2019
EDITORA: Diário Macabro
NUMERO DE PAGINAS: 164
CLASSIFICAÇÃO: 


SINOPSE: A Editora Diário Macabro traz ao Brasil, de forma inédita, o romance O enigma de outro mundo, de John W. Campbell!
No ano de 1938, o escritor John W. Campbell publicou a obra, em formato de novela, na revista pulp Astounding Science Fiction ; na ocasião, o texto se chamava “Who Goes There?”. A história foi tão marcante que inspirou a criação de três filmes nas décadas posteriores: The Thing from Another World , de 1951, O enigma de outro mundo (1982) de John Carpenter e A Coisa , em 2011, além de se tornar uma história altamente presente e conhecida na cultura pop atual.
Em 2017, por acidente, o escritor Alex Nevala-Lee fazia pesquisas em manuscritos de Campbell quando se deparou com um material inédito e desconhecido. Após sua análise, percebeu que esse texto era, na verdade, a versão expandida e completa de Who Goes There?, cujo título original era Frozen Hell, e que fora adaptado e reduzido para se adaptar à revista onde foi publicado. É essa versão completa que a Diário Macabro trará exclusivamente a você!
Em O enigma de outro mundo, o leitor acompanhará alguns cientistas que, com o objetivo de explorar o continente antártico, acabam descobrindo algo muito pior. Em suas escavações se deparam com o corpo congelado de uma criatura alienígena de pele azul e três olhos vermelhos: A Coisa. Tal criatura, após ser descongelada, mostra que não estava morta - e é aí que o horror realmente começa. Com uma criatura que replica o corpo de animais e homens presentes na base de pesquisa, a paranoia e o desespero estarão instaurados.
John Wood Campbell, Jr., ou apenas John W. Campbell foi um autor estadunidense nascido no ano de 1910 na cidade de Neward, New Jersey. Campbell é reconhecido por seu trabalho em contos e novelas de ficção científica, sendo a mais conhecida dessas obras a tradução dessa campanha, publicado originalmente sob o psedônimo Don A. Stuart, derivado do nome de sua mulher, Dona Stuart.
Campbell foi também editor: esteve à frente da Astounding Science Fiction, revista pulp de ficção científica, do ano de 1937 até sua morte, em 1971. Como editor Campbell também é muito reconhecido pois, dessa forma, ajudou a dar vida a grande parte da produção do gênero durantes essas décadas de sua vida.


❝𝐶𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑑𝑒𝑙𝑎 𝑒́ 𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑙𝑎, 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑑𝑒𝑙𝑎 𝑒́ 𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑠𝑖.❞

      Não tem como não começar falando da qualidade e beleza dessa edição que tem capa dura e encanta pela arte na capa e pelas ilustrações extras dos personagens no final do livro, também há tradução e prefácio feitos por Nathalia Sorgon na qual trouxe várias informações sobre a obra!

      Na certa você já ouviu falar sobre alguma das 3 adaptações  que foram feitas sobre a obra, onde cada uma tem seu toque especial! Já nesse volume completo é possível encontrar partes do texto original que foi encontrado por Lee que estava fazendo pesquisas em manuscritos do escritor, nisso foi trazido 2 capítulos iniciais que foram retiradas por ordens superiores!

      Esses capítulos iniciais fazem uma grande diferença na narrativa, pois é a partir dele que acompanhamos o grupo de cientistas descobrirem acidentalmente a espaçonave com restos de um alienígena congelados já que estão na Antártica! No meio de um ambiente inóspito onde cada personagem precisa lidar com suas limitações e no limite da sobrevivência, tudo se intensifica quando decidem descobrir mais sobre esse ser desconhecido, mas esse ato acaba fugindo do controle muito antes que todos possam perceber!

      Esse horror cósmico trás um monstro que não é visível, já que não tem uma forma física, vamos descobrindo junto dos personagens como ele consegue agir, contaminar e se transformar! A atmosfera da leitura fica completamente angustiante, não dá para ter certeza de nada, onde ele está, quem são as pessoas que estão a salvo ou se todas foram afetadas!

     Uma leitura rápida com acontecimentos ágeis, mesmo assim a escrita é mais rica e cheia de informações importantes! O desfecho chega rápido e impactante, me fez respirar aliviada depois de tanta tensão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo