19 janeiro 2020

[RESENHA] O Oitavo Demônio - Paulo Azevedo


Adicionar legenda

TÍTULO: O Oitavo Demônio
ANO DE LANÇAMENTO: 2018
EDITORA: Chiado
NUMERO DE PAGINAS: 168
CLASSIFICAÇÃO: 


SINOPSE: Romance sobre os Pecados Capitais, tendo como protagonistas um homem em seu leito de hospital e seu alter ego, passando a limpo toda uma vida, através dos seus pecados demoníacos. Não passamos pela vida impunemente. Avareza, Gula, Preguiça, Inveja, Luxúria, Ira e Soberba, demônios em prol de vícios, pecados ou virtudes? Quem está no comando? A razão, a consciência, ou os sete demônios que manipulam todos os nossos dias, ofertando-nos prazeres sem limites ou culpas? As delícias do sexo e todas as suas orgias; a obra não realizada e deixada para o eterno amanhã; o ódio pela alegria do outro; o dinheiro guardado no bolso, para levar no caixão; a comilança insana, por res homéricos e a ressaca moral; o desdém pela raça humana e, talvez, a morte como sancão aos demônios. Será? Vícios, liberdade ou prisão; pecados, culpa da alma ou redenção. Vale tudo? São argumentos finais de uma vida ácida e medíocre, sem respostas prontas, apenas a necessidade em descobrir o Oitavo Demônio. Exorcize-o se for capaz.




       Apesar do título sugestivo essa obra não tem nada de terror, não aquele terror assustador que nos amedronta com seus monstros. Mas por outro lado ela apavora sim, por trazer ações dos seres humanos que são reais e muitas vezes ficam escondido no mais profundo eu de cada um.

         Eu nunca fui muito conhecedora dos pecados capitais, mas pude saber mais sobre eles através dessa obra que vem relatando de uma forma simples, bem explicativa que é ao mesmo tempo cheia de comparações filosóficas junto de referências a mitologia e termina trazendo a crença e a descrença em Deus!

         Conhecemos no início João Martins, um homem que vive para seu trabalho e passa pelos clássicos problemas familiares, depois de uma discussão com seu filho é que a trama vai adentrar as questões mais profundas que envolve toda ela! Ele fica entre a vida e a morte, nesse momento ele se encontra com sua consciência e é ela que irá levar e explicar a João todos os seus demônios.

        Os sete pecados capitais: Soberba, luxúria, gula, preguiça, avareza, irá e inveja são chamados de demônios, eles habitam em cada pessoa! João e sua consciência vão reviver o passado, lembrando momentos que usaram e abusaram desses demônios, assim como é possível conhecer outras pessoas desconhecidas e até conhecidas de João que também passaram por isso!

        Além de toda explicação de cada demônio, a trama gira em torno da questão da morte, João não sabe o que está acontecendo com ele e ao longo dessa conversa ele vai recobrando a consciência aos poucos! Também há o mistério sobre oitavo demônio que é o mais é perigoso de todos!

       Essa foi uma leitura muito reflexiva, super rápida e que deixa uma pulguinha de consciência coçando. Você está lutando contra esses demônios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo