01 julho 2019

[RESENHA] O Silêncio dos Livros - Fausto Luciano Panicacci



TITULO: O Silêncio dos Livros
ANO DE LANÇAMENTO: 2019
EDITORA: Pandorga
NUMERO DE PAGINAS: 256
CLASSIFICAÇÃO:  


SINOPSE: TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE. Numa época em que os livros são proibidos, o misterioso Santiago Pena acaba de chegar a Portugal, onde conhecerá Alice, menina desprezada pelos pais. O encontro de um antigo caderno trará questões intrigantes. Que relação haveria entre um jovem acusado de crime que alega não ter cometido, suntuosos projetos arquitetônicos e a descoberta de uma biblioteca abandonada? O Silêncio dos livros é uma declaração de amor à Literatura. Romance para ser saboreado não só pelo enredo recheado de tensões e suspense, mas também pelos detalhes de construção, insere-se na melhor tradição da cultura ocidental, com sutis menções a livros, poemas e vinhos, a mitos clássicos e folclore, a obras de arte e teorias científicas, além de enveredar por grandes discussões da contemporaneidade, como privacidade, identidade, genética, direito ao esquecimento. Manejando uma linguagem precisa e poética, o autor cria metáforas surpreendentes, explora recursos estilísticos e sabe convidar o leitor a desvendar sentidos apenas sugeridos.



       Estou em uma maré de leituras futuristas que trazem como elemento principal o avanço desenfreado da tecnologia e ao mesmo tempo a estagnação do intelecto social! Essa obra trás com exatidão o declínio da humanidade!

           Ter livros é crime, já que eles são antidemocráticos pois congelam apenas a ideia do autor, no futuro perfeito qualquer pessoa pode modificar qualquer obra escrita eletronicamente e em varias cidades do mundo essa lei começa a valer! Instaurando assim um época triste e assustadora para as pessoas que ainda amam os livros!

         Vamos acompanhar de forma poética e rica em referências literárias a chegada do senhor Santiago Pena na Vila Nova de Gaia que será vizinho da pequena Alice e sua família. Alice é sonhadora e apaixonada por histórias, e vê em Santiago um refúgio, seu avô de letrinhas que veio para lhe contar ótimas histórias!

      Santiago carrega consigo um caderno de anotações que contém as memórias de Hilário, um jovem universitário que fora abandonado ao nascer e se vê sozinho novamente quando é preso ao se envolver em uma briga no bar que estava com os amigos e os mesmos confirmam sua culpa! Com as mudanças no sistema é possível identificar o gene criminoso, com isso Hilário é um dos primeiros a serem testados!

          Nós leitores sabemos o quanto é possível se fundir ao personagem, e eu passei anos presa junto de Hilario, éramos isolados, sozinhos, quietes. Contamos dias, fizemos cálculos e desejamos que a verdade viesse à tona!

     Na parte final podemos compreender com mais detalhes a razão de todos os sofrimentos, a necessidade de se sentir superior, mas ter que depender da sorte, determinar como será nossos filhos, mas ter que aceitar  qual escola ele irá estudar de acordo com um app!

       Um livro que fala sobre o silêncio dos livros, e se faz ouvir, pois os livros gritam, nos dão vida e tomam ela também, os livros são a nossa fonte de alegria e combustível de viver, sem eles o que sobrará?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo