10 junho 2019

[RESENHA] O Crime da Galeria de Cristal e os Dois Crimes da Mala, São Paulo, 1908 -1928 - Boris Fausto



TITULO: O Crime da Galeria de Cristal e os Dois Crimes da Mala, São Paulo, 1908 -1928 
ANO DE LANÇAMENTO: 2019
EDITORA: Companhia das Letras
NUMERO DE PAGINAS: 272
CLASSIFICAÇÃO:  


SINOPSE: A partir de uma extensa pesquisa, o historiador Boris Fausto transporta o leitor à São Paulo do início do século XX e reconstitui três crimes que abalaram a sociedade da época. Um homem é assassinado num quarto de um hotel do centro da cidade. Um cadáver é encontrado numa mala quando um passageiro do navio tentava jogá-la ao mar. Um corpo de uma mulher é descoberto ao se içarem as bagagens de uma embarcação. Neste livro, Boris Fausto reconstitui três crimes que abalaram a São Paulo do início do século XX, transportando o leitor a uma cidade que fervilhava com a modernização e a chegada de imigrantes ― e se tornava palco de incidentes curiosos que alimentavam tanto as manchetes dos jornais quanto o imaginário da população. A partir de pesquisas em documentos da época, o historiador compõe uma narrativa envolvente, que se entrelaça a uma arguta reflexão sobre a repercussão dos episódios na imprensa, os julgamentos morais e as questões de gênero. 





        Como é bom sair da zona de conforto e poder adentrar em uma trama real que chega a ser capaz de nos transportar profundamente para tudo que está acontecendo entre as páginas, é exatamente o que acontece com esses relatos reais em que o autor Boris Fausto reuniu nesse livro jornalístico literário.

        Somos logo ambientados em uma São Paulo no início do século XX onde encontrava-se em grande modernização e estranheza com a chegada de imigrantes, há também a sede de notícias e posicionamento político da imprensa que era a maior fonte de informação e divulgação de acontecimentos!

         Assassinatos terríveis acontecem em alguns anos e são capazes de chocar toda a população que acabam sendo divididos entres as opiniões dos maiores jornais de época!

        O autor conseguiu ser preciso nos relatos, nos fez adentrar o ambiente nocivo e discriminatório daquela época que chega a assustar ao ver resquícios dele na nossa atualidade, foi muito revelador também ver o quanto a força feminina começa a dar sinais de crescimento!

        Apaixonada que sou por esses acontecimentos sangrentos não pude deixar de me encantar ao descobrir com profundidade de algo assim que aconteceu aqui em nosso país, em um momento de grandes mudanças para a população!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo