20 abril 2019

[RESENHA] Minha Coisa Favorita é Monstro - Emil Ferris





TITULO: Minha Coisa Favorita é Monstro
ANO DE LANÇAMENTO: 2018
EDITORA: Quadrinhos na Cia
NUMERO DE PAGINAS: 416

CLASSIFICAÇÃO: 

SINOPSE: A história de um assassinato misterioso, um drama familiar, um épico histórico e um extraordinário suspense psicológico sobre monstros — reais e imaginados. A história em quadrinhos mais impactante desde Maus.
Com o tumultuado cenário político da Chicago dos anos 1960 como pano de fundo, Minha coisa favorita é monstro é narrado por Karen Reyes, uma garota de dez anos completamente alucinada por histórias de terror. No seu diário, todo feito em esferográfica, ela se desenha como uma jovem lobismoça e leva o leitor a uma incrível jornada pela iconografia dos filmes B de horror e das revistinhas de monstro.
Quando Karen tenta desvendar o assassinato de sua bela e enigmática vizinha do andar de cima — Anka Silverberg, uma sobrevivente do Holocausto — assistimos ao desenrolar de histórias fascinantes de um elenco bizarro e sombrio de personagens: seu irmão Dezê, convocado a servir nas forças armadas e assombrado por um segredo do passado; o marido de Anka, Sam Silverberg, também conhecido como o jazzman “Hotstep”; o mafioso Sr. Gronan; a drag queen Franklin; e Sr. Chugg, o ventríloquo.
Num estilo caleidoscópico e de virtuosismo estonteante, Minha coisa favorita é monstro é uma obra magistral e de originalidade ímpar.



        Mágica, assustadora,  apaixonante e melancólica são algumas das características mais marcantes dessa graphic novel onde conhecermos Karen uma jovem que ama monstros e é através de suas artes que vamos entender seu mundo, seus anseios, seus desejos e sacarmos, já que ela é destemida e muita a frente do seu tempo!


A trama se desenvolve em Chicago nos anos 60 onde ela vive com sua mãe Marvela e seu irmão Dezê que além de também trabalhar com artes foi o responsável por fazer nascer esse encanto por quadros em Karen, são muitos momentos de análise e reflexões entre os personagens com vários quadros famosos!



Na trama vamos acompanhar Karen se intensificar no trabalho de detive para descobrir quem é o assassino de sua querida vizinha Anka e é através dessa investigação que também  conhecemos o mundo desestruturado e injusto em que ela viveu passando pelo holocausto!



A história pode parecer simples e encantadora mas a carga emocional é pesadíssima, eu já consegui sentir uma profunda tristeza só com o semblante da personagem na capa, mas ela se intensifica ainda mais ao decorrer da história!



Assuntos como preconceito, abuso infantil e sexual que sempre aconteceram sem ninguem se importar, medos e crenças que são desprezados, bullying dos mais pesados e dolorosos, sexualidade reprimida e as cenas sexuais são tão intensas para uma garotinha que vê e compreende tudo que acontece!



Karen é sempre uma monstrinha que busca ser transformada de verdade, seu mundo é voltado para esses seres e a mensagem que ela nos traz com sua história é que apesar de serem fisicasmente assustadores eles são inofensivos na maioria das vezes, os seres humanos sim são os verdadeiros monstros mais assustadores, com suas querrras, desavenças, extermínios, maldades... concluo que eu também preferia virar monstro bom!



Um comentário:

  1. Gostei muito o estilo de desenho desse quadrinho, simulando rabiscos em cadernos, achei muito diferente do habitual. Espero que a Quadrinhos na Cia publique mais quadrinhos dessa autora, gostaria de conhecer mais trabalhos dela =D

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo