Páginas

13 dezembro 2018

[Resenha] Nosferatu - Joe Hill


  • Nosferatu é um filme clássico do expressionismo alemão. Produzido em 1922, suas imagens de horror ainda conseguem nos surpreender.
  • Foi baseado em Drácula, de Bram Stoker (1897),  e inspirou vários personagens do gênero de terror e um desses personagens é Charles Talent Manx, do livro NOS4A2 de Joe Hill.

Nosferatu
Joe Hill
Arqueiro
Ano de Lançamento: 2014
Número de Páginas: 624
Skoob: adicione à estante
Comprar: Amazon

Classificação: ★★



Sinopse: Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando Charlie. Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror.





  • “Era sempre assim. Ela já tinha atravessado a ponte uma dezena de vezes em cinco anos, cada vez menos uma experiência e mais uma sensação. Não era algo que ela fazia, mas que sentia: a consciência de estar deslizando como em um sonho, a distante sensação de um zumbido de estática.”


Esse é o segundo livro que leio do autor. O primeiro foi "A estrada da Noite", que é fantástico e já tem resenha no blog (aqui). Joe Hill é filho do Stephen King e sabe como ninguém escrever um livro de terror. Nosferatu traz uma atmosfera perturbadora e estranha, onde objetos ou locais te levam a lugares da sua imaginação que você preferiria nem conhecer.
Conforme a sinopse explica, Victoria tem um dom que a permite encontrar coisas perdidas com a ajuda de sua bicicleta Raleigh atravessando uma ponte abandonada que fica próxima a sua casa, mas tudo muda quando em 1986  Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando, ela encontra alguém que tem um dom especial também, mas que não o usa para coisas boas.... Charles Max.


  • "- Charles Talent Max III, meu caro, ao seu dispor! CEO das Organizações Terra do Natal, diretor da Terra do Natal Entretenimento, presidente da alegria! Conhecido também como Sua Eminência, o Rei Merda do Morro de Bosta, embora não esteja escrito no meu cartão".


Dirigindo seu antigo Rolls-Royce, Charlie Manx é capaz de atravessar a parede de sua mente e entrar em sua paisagem interior, chamada Terra do Natal, um lugar macabro onde todos os dias são Natal. Para lá são levadas inúmeras crianças, que tornam-se criaturas tão inumanas quanto o próprio Charlie e nunca mais são vistas.


Victória, foi uma pedra no sapato de Manx, logo no seu primeiro encontro ela o deixa em uma situação de descontrole total, prejudicando seus planos e expondo seu verdadeiro eu diante de várias testemunhas. Ela foi a primeira criança que conseguiu escapar, mas ficaram muitos traumas que jamais seriam esquecidos, e para piorar Charles criou uma relação de ódio e fascínio por Vic e prometeu não descansar até que se vingasse da Pirralha.

Anos após o acontecimento, Manx está de volta em busca de vingança, e Victoria terá sua vida abalada novamente pelas memórias do passado.


A edição da Arqueiro é linda! Apesar de ser um livro grosso, pois são 624 páginas, ele é super confortável de segurar e de carregar para todos os lugares (Eu li facilmente no ônibus quando ia e vinha do serviço) A fonte e espaçamento do texto são super confortáveis, a cor das páginas levemente amareladas também é de grande ajuda pois não deixa a vista tão cansada. Mas o que me chamou muito a atenção foram as ilustrações lindas do livro que fazem a gente mergulhar facilmente nesse universo criado por Joe Hill. Duvido você enxergar o natal da mesma forma após ler este livro. =)


  • "Você acredita em um lugar chamado Terra do Natal? O que você daria para passar a vida inteira em um lugar onde todas as manhãs fossem Natal e a infelicidade fosse contra a lei?"



Curiosidade: Nosferatu foi transformado em Graphic Movel intitulado Wraith: Welcome to Christmasland, ilustrado por C. P. Wilson III e publicado pela IDW Publishing.

Ilustrado por C. P. Wilson III


Ilustrado por C. P. Wilson III

4 comentários:

  1. Meu Deus, Preciso desse livro pra hoje...Ainda mais depois dessa resenha, Amei !

    ResponderExcluir
  2. Você vai amar amiga. Ainda mais você que é fã do King. O Joe Hill está trilhando bem os caminhos do pai. E essa edição tá linda com ilustrações fantásticas! Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa resenha, preciso desse livro agora, já sou fã do Bram Stoker e do Drácula e depois dessa resenha, necessito ler esse livro maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa resenha, preciso desse livro agora, já sou fã do Bram Stoker e do Drácula e depois dessa resenha, necessito ler esse livro maravilhoso!!

    ResponderExcluir

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo