05 outubro 2018

[RESENHA] A Cabeça Na Cama - Filipe Nassar Larêdo




TITULO: A Cabeça Na Cama
ANO DE LANÇAMENTO: 2018
EDITORA: Empíreo
NUMERO DE PAGINAS: 144
CLASSIFICAÇÃO: 



SINOPSE: Romance com pitadas de nonsense e narrativa neofantástica. A trama se constrói em torno da vida de Tomás, rico gerente em uma empresa de investimentos financeiros que vê sua vida entrar em colapso ao receber a notícia de que uma cabeça surgiu na cama de seu quarto. A partir daí, a história aproxima o realismo ao inverossímil e ao lado grotesco e cruel da condição humana. A obra tem referências que vão desde as principais tragédias gregas, de Sófocles e Eurípedes, até Franz Kafka, Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges.






          Quando li a sinopse desse livro lembrei em um estalo de A Metamorfose, onde há uma degradação da condição humana e essa relação que estabeleci foi plenamente cumprida, essa obra está no mesmo nível de complexidade e questionamentos existenciais, poderia considerar que alguns pontos chegam a ser bem mais pesados e impactantes, tudo isso resultou em uma leitura que eu não conseguia interromper.




          Tomás é rico e tem uma vida satisfatória depois de tanto trabalhar em busca de mais dinheiro e ótima qualidade de vida, sua família é composta por Elisa sua esposa que depois da faculdade ficou em casa tomando conta dos filhos Simão e Sarah contanto com ajuda de varias empregadas. Depois de dois anos sem um descanso, Tomás é aconselhado por seu médico a tirar um mês de férias o que vem em boa hora. Eles decidem ir visitar a família de Elisa. A viagem tem inicio, mas na metade do caminho o pai de Tomás liga contando que tem uma cabeça na cama dele, eles precisam voltar rapidamente para entender o que está acontecendo.




        Essa história não nos entrega uma trama fechadinha com tudo explicado, é preciso analisar, imaginar e tirar suas conclusões, assim acompanhamos juntos de Tomás todo o seu declínio mental e físico, sua devoção é totalmente voltada para entender o que cabeça tem para fazer, compreender a razão de ela ter aparecido para ele, quanto mais tempo eles passam juntos, mais vão se decompondo, como carnes, como seres pensantes e como humanos e a ligação estabelecida entre eles é cada vez maior. 




       O esgotamento tanto físico como emocional pode ser devastador, e esse sentimento tão forte, talvez seja capaz de fazer surgir uma cabeça na cama? Em minha opinião sim. E como anda sua vida? Talvez a próxima cabeça surja em sua cama!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lendo 1 bom livro - Por Day Morais | - 2016 - Layout Criado Por: Pepi Artes Digitais imagem-logo