03/03/2017

O grande deus Pã - Arthur Machen [Resenha]




blog literario-livros

O Grande deus Pã
Arthur Machen 
Ano de Lançamento: 2016

Número de Páginas: 113
Classificação: ★★
♥ livro cedido pela editora





Entre os criadores modernos do pavor cósmico elevado ao seu mais alto rigor artístico, poucos podem ser comparados ao versátil Arthut Machen, autor de uma dezena de narrativas curtas e longas em que os elementos de terror oculto e ameaça sinistra alcançam uma essência e um realismo difíceis de equiparar. 



  • “Perdoe-me”, ele respondeu, “eu sei perfeitamente o que causou a morte. O Sr. Ninguém morreu de medo, de puro, horrível terror; nunca vi feições tão hediondamente contorcidas no transcorrer todo de minha prática, e olhe que eu vi os rostos de um grande número de mortos”. 
  •                                                                                                                             (p. 53)


De todas as histórias do escritor Arthur Machen,  talvez a mais famosa seja O grande deus Pã, na qual ele conta sobre um experimento que teve consequências terríveis!
Nessa trama uma mulher, terrivelmente bela tem um poder que nenhuma outra mulher inveja. Um horror inexplicável tomava posse do homem que a conhecia em seu intimo e poucos eram os homens que permaneciam vivos após conhece-la. Não eram mortes comuns as que aconteciam, eram suicídios, e os homens eram encontrados sempre  com uma feição de puro horror no rosto.
E é aí que nosso personagem principal aparece; Clarke, quer ir a fundo, quer respostas sobre o que está acontecendo. Mas o que o espera nessa busca é o maior pavor que a mente humana talvez consiga suportar.




O livro é curto, são 113 páginas, então não foram tão desenvolvidos os personagens e nem mesmo uma trama tão complexa. Por vezes me peguei sentindo falta de algo a mais em cada finalização, mas o trabalho do autor foi incrível em criar aquele clima pesado, assustador e desconfortável para causar um certo terror, e o livro tem uma finalização adequada, então após uma leitura densa temos um desfecho, um final que não deixa à desejar. Super recomendo essa leitura para os amantes do terror, principalmente os clássicos.


...



Arthur Machen famoso pelos seus contos e novelas de terror e fantasia, além de ter sido ator durante um certo tempo.
Nasceu em 1863 no país de Gales. Instalou-se em Londres, ainda jovem, onde foi caixeiro de livraria durante alguns meses, passando a ser preceptor. Posteriormente, começou a escrever em total penúria material e cansaço. Durante um longo período viveu de traduções. Ainda sem reconhecimento, continuou a sua obra com um sentimento crescente de que "um imenso golfo espiritual o separava dos outros homens" e que vivia como um "Robinson Crusoé da alma".
As suas primeiras narrativas fantásticas foram publicadas em 1895 (The Great God Pan e The Immost Light).

Wikipedia:
Pã (Lupércio ou Lupercus em Roma) era o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores na mitologia grega. Residia em grutas e vagava pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. Era representado com orelhas, chifres e pernas de bode. Amante da música, trazia sempre consigo uma flauta. Era temido por todos aqueles que necessitavam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, desprovidos de qualquer causa aparente e que eram atribuídos a Pã; daí o nome pânico.




24 comentários:

  1. Que sinistro!!!
    Gosto de mitologias, mas esse livro me assustou um pouco, rsrs
    Parece uma ficção bem legal.
    Que suspense deve ficar no ar durante a leitura!
    Não pretendo adquirir porque me assustou um pouco :P, mas pra quem gosta desse tipo de livro parece uma boa aquisição

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente assusta, mas é muito bom... Terror faz bem pró coração! ❤

      Excluir
  2. Olá!
    Amei a resenha do livro, você escreve tão bem sobre a história e pelos detalhes ali escritos, talvez a pessoa aqui não vai ler porque é medrosa e essa capa já me deu arrepios kkkk'
    Não sou de ler esse gênero (nem filmes eu assisto haha'), o enredo é ótimo, para quem curte é uma boa indicação. Infelizmente não é pra mim x.x

    Beijos, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Aline. Para que curte leituras de terror (como eu) é leitura obrigatória esse clássico.

      Excluir
  3. Que medinho Day kk não sou de ler muito livro com temas fortes assim, pq tenho certo receio e medo mesmo , mais sem dúvidas nenhuma o livro parece ser bem interessante e aborda um tema mitológico que parece prender o leitor..
    Adorei a resenha e as explicações sobre Pã..
    Beijos <3
    leitoresjardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabi! Realmente dá um medonho mesmo. Mas é bem legal!!

      Excluir
  4. Oii, gosto de mitologia, ainda não li nenhuma mas é um assunto que me interessa, mas essa me assustou um pouco rs e apesar disso gostei de conferir sua resenha bem detalhada e estimulante, vou passar a dica mas indicarei para as amigas 😘

    ResponderExcluir
  5. Gostei da capa mas as imagens são bem sinistras, a sua resenha está maravilhosa, porém senti que essa literatura não contempla meu gosto literário até agora.

    Um abraço, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é sinistra e linda mesmo! Se tiver oportunidade leia que vai adorar!

      Excluir
  6. Esse post não é pra mim.. risos.. pensa num ser medroso.. porque? Seu post ficou ótimo e já fiquei de sobreaviso só de ler.. porque qualquer buuhh não esperado me faz saltar da cadeira, não ria! Eu já gritei porque me chamaram enquanto estava lendo um livro de histórias assustadoras.. Mas como sou uma boa amiga, vou indicar o livro e o post pra minhas amigas que surfam nessa onda!! Obrigado pelo texto maravilhoso! ~Elis *Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Indica mesmo elas vão adorar! Não vou rir pois sempre passo por isso. Leio muito terror mas sou bem medrosa... Kkkk
      Beiju

      Excluir
  7. Não sei se eu leria esse livro :/. Porque eu não sei se teria medo ou não. Sou medrosa, é um fato cientificamente comprovado (por mim), rs, mas já li alguns (poucos) livros de "terror" e não fiquei com medo e nem com nojo... Porém nunca tive coragem de ler nada de terror clássico ainda (meu medo me impõem limites). Sua resenha me deixou super mega curiosa para ler esse livro, mas também me deu um certo medo dele, faz sentido?

    Bjo
    ~Danii
    https://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz todo sentido Dani. O terror clássico é mais recheado de tensão. Por experiência própria, só senti medo, meeedoo mesmo com pouco livros, é a maioria não foi escrita nesse século..Kkkk
      Beijos!

      Excluir
  8. Adorei a resenha. Apesar de você ter dito que os persongens não são bem desenvolvidos, acho que eu leria esse livro pois gosto do tema.
    Abraço, Raíssa
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCqHjLsHMeYOeSAso9F1FUiQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Raí. Senti falta de me apegar aos personagens sabe... Mas isso não diminuí o apresso que tive pela história. O livro é muito bom!

      Excluir
  9. Ain, não sei se leria esse livro, sou um pouco medrosa hahaha Mas esse deus Pã me lembrou o Sr tumnus de Nárnia!!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, verdade. Mas só fisicamente pois o Tumnus é bem bonzinho tadinho ❤

      Excluir
  10. Oi Day! Tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas pela descrição parece ser uma história assustadora, que pena que os personagens não foram amplamente desenvolvidos, mas de qualquer forma parece ser uma boa obra!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Mi... Uma obra maravilhosa e vale muito a pena a leitura! Obrigada pela visita!!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa para ler ele depois da sua resenha. Essa capa é bem sinistra, né?!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 5 KITS

    ResponderExcluir
  12. Ai to com medo kkkkk
    Meu! Que livro doido em. Nunca tinha visto esse livro. Parece ser aquela leitura que não te deixa dormir de noite kkkk.
    Amei seu post. Explicativo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ai que medinho, Day! hahaha adorei a resenha linda! beijo

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
  14. Ai que medo,hahaha.
    Ótima resenha,adorei.

    @leituras.dadebora
    www.leiturasdadebora.com.br

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo