29/03/2017

Hellraiser - Clive Barker [Resenha]


Em 1º lugar, um minuto de silêncio para essa edição linda da Darkside Books! 


Hellraiser
Clive Barker 
Darkside Books
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 150
Skoob: adicione à estante


Classificação: ★★




Escrito em 1986, Hellraiser – Renascido do Inferno apresentou ao público os demoníacos Cenobitas, personagens criados por Clive Barker que hoje figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop como Jason, Leatherface ou Darth Vader. Toda a perversidade desses torturadores eternos está presente em detalhes que estimulam a imaginação dos leitores e superam, de longe, o horror do cinema.
Clive Barker escreveu o romance Hellraiser – Renascido do Inferno (The Hellbound Heart, no original) já com a intenção de adaptá-lo ao cinema. O cultuado filme de 1987 seria sua estreia na direção, e ele usou o livro para mostrar todo seu talento como contador de histórias a possíveis financiadores. Nas palavras do próprio Barker: “A única maneira foi escrever o romance com a intenção específica de filmá-lo. Foi a primeira e única vez que fiz assim, e deu resultado”.
De leitura rápida e devastadora, Hellraiser – Renascido do Inferno conta a história de um homem obcecado por prazeres pouco convencionais que é tragado para o inferno. Inspirado nas afinidades peculiares do autor, o sadomasoquismo é um tema constante em sua arte.
"Por que, então, ele estava tão aflito de observá-los? Seriam as cicatrizes que cobriam cada polegada dos corpos deles, a carne cosmeticamente perfurada, cortada e infibulada, sendo a seguir coberta de cinzas? Seria o odor de baunilha que eles traziam consigo, a doçura que mal conseguia disfarçar o fedor que havia por detrás?"


Capa com material que imita couro



A maioria das pessoas conhecem essa obra de Clive Barker, por meio da adaptação cinematográfica Hellraiser, Renascido do Inferno, filme de 1987 dirigido pelo próprio Clive. Mas se você é fã do filme, não perca mais tempo, você precisa ler esse livro!

O livro te dá a visão de todos os personagens principais, mesmo sendo narrado em terceira pessoa, então você acaba sentindo todo o horror pelo qual os personagens estão passando.

Já nas primeiras páginas, você se depara aos anseios esquisitos de prazer de Frank, e para saciar esses anseios ele usa a Caixa de L'Marchant, onde a pessoa responsável pela abertura "supostamente" é contemplada com um prazer indescritível. E é em busca desse prazer que ele faz de tudo e acaba conseguindo desvendar o enigma da caixa que é uma espécie de quebra-cabeça e abri-la, mas as consequências disso são horríveis. O que é prazer para um, pode não ser prazer para outro.


hellraiser-lendo1bomlivro-capa- caixaL'Marchant-darksidebooks


Conhecida também como configuração dos lamentos e/ou cubo de L'Marchant é um dispositivo místico que atua como uma chave para outra dimensão ou plano de existência, a solução do quebra-cabeça abre um caminho para outras dimensões. Os habitantes desses reinos, os Cenobitas, são demônios que cultuam a dor como forma de prazer.


  • "Eles chamavam aquilo de prazer, e talvez, estivessem falando sério. Talvez, não. Era impossível de saber ao certo em se tratando deles, que eram tão irremediavelmente ambíguos.”


hellraiser-lendo1bomlivro-folhadeguarda-darksidebooks


Então passado algum tempo, Rory, o irmão de Frank, muda para a casa deixada por sua avó,  com sua esposa Julia , essa é a mesma casa onde Frank iniciou o ritual da caixa de L'Marchant.
Logo ao entrar na casa, Julia já não gosta de cara do maior quarto, pois sentia que era um cômodo gelado e bastante úmido. Decidiu então que não seria ali com certeza o quarto do casal. Entretanto, ela estava prestes a descobrir que foi ali que Frank, seu desejo proibido, (isso mesmo, Julia nutre um "amor proibido" pelo seu cunhado) havia sucumbido aos prazeres dos Cenobitas.

Dias depois, Julia se sente atraída pelo estranho cômodo, quando uma voz que parece sair de uma das paredes se anuncia como Frank. A voz diz que o sangue derramado por Rory (dias antes, quando se machucou durante uma reforma) o despertou e que agora ele necessita de mais sangue para voltar totalmente à vida. Julia, já infeliz e amargurada com o seu casamento, concorda em ajudar Frank.



hellraiser-lendo1bomlivro-capa


A escrita do autor é magnifica e te prende desde a primeira página. Não tem como parar de ler! Ele nos transporta para uma outra realidade, cheia de prazer e sofrimento nesse clássico do terror (Gore) cheio de sangue e muuuuita carnificina! O único ponto negativo do livro é que quando lemos, esperamos mais explicações sobre os famosos Cenobitas e eles infelizmente quase não aparecem. Mas isso não tira todo o valor do livro que é de leitura obrigatória para os fans do gênero. Antes que eu me esqueça, aviso que já vou iniciar a leitura de O Evangelho de Sangue onde é grande a promessa de nos aprofundar do universo dos Cenobitas e do famoso Pinhead, esse mesmo, o da cara cheia de espinhos (ouço muito isso...kkkk) Logo venho com a resenha para vocês.



cenobitas_pinhead_clivebarker

43 comentários:

  1. Uaaaaaal primeiramente essa diagramação é maravilhosa ja e conquista de cara, eu tenho alguns livros da Darkside de capa dura e são um amorzinho, um deles parece até que foi escrito com caneta azul bic, sa reseha está excelente e como você disse a história prende, fiquei curosa pra conhecer esse amor proibido de Julia pelo boy rs e o desfecho, se tivesse um filme desse livro seria top.

    Bjs
    http://vestigioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uouuu. Alguém aqui gosta de livros de terror. Parece um ótimo livro. Só não é o meu tipo de livro. Gostei bastante de como você fala dele. A dark side tem um dom pra Livros bonitos que eu nunca vi igual.

    ResponderExcluir
  3. Amei essa edição do livro, está lindíssima! Quero muito tê-lo e lê-lo
    Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!!!
    Quero demais ler esse livro! Lembro que assisti ao filme há muitos anos, mas aquilo não saiu da minha cabeça rsrsrsrs
    A darkside, como sempre arrasa nas edições né?
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre quis ler o livro depois de ver o filme.... =)

      Excluir
  5. Day,
    eu assiti recentemente esse filme (a versão de 1987) e, lendo sua resenha, percebi que ele não chega nem aos pés do livro! Eu queria muito comprar esse e o Evangelho de Sangue mas não encontro Hellraiser em lugar nenhum. Na Amazon, onde normalmente compro, está esgotado faz tempo... :(
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, não acredito que esgotou?! Provavelmente a Dark vai fazer novamente em breve então!

      Excluir
  6. Oi Day! Eu ainda não li, mas me parece ser uma narrativa forte e um enredo me chamou bastante atenção. Tb quero ver o filme, embora provavelmente o livro seja melhor! Sem contar essa edição lindíssima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu recomendo o filme e livro, são bem parecidos... Mas o final do livro é melhor..rs

      Excluir
  7. Cara! Esse livro é fascinante só em olhar o título e a capa!É simplesmente: UAU!
    Preciso dele na minha vida!!!A Darkside como sempre surpreendendo cada vez mais!

    ResponderExcluir
  8. Que edição maravilhosa! Darkside arrasa sempre, né?
    É um livro que eu compraria pela capa, sem dúvidas. E com a sua resenha, tenha certeza que o conteúdo também me surpreenderia.
    Um livro com narrativa forte e que prende o leitor. Amei!

    Beijos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Narah, sim, bem forte e prende a gente do começo ao fim! Leia que vai amar!

      Excluir
  9. Oi, tudo bom?
    A Dark side arrasa nos seus livros vamos a falar a verdade neh? Acredita que eu nunca vi o filme, não faz o meu gênero. Gostei da sua resenha, mas esta é uma dica que vou deixar passar, não curto livros deste gênero também.

    Bjux ;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste... Vai adorar, é um clássico que vale a pena... E a leitura também... Edição impecável, a Darkside arrasa!

      Excluir
  10. Sinistro!!!
    E a darkside sempre arrasa nas edições, só fazem livros lindossss
    Bjos - Isis minhaestantecolorida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Isis... Sou apaixonada pelas edições que tenho na minha estante!

      Excluir
  11. Olá, Day sua linda!
    Adoro seus posts lacradores kkkkk'
    Que livro é esse? Essa diagramação tá perfeita. A DarkSide tem livros incríveis, mesmo que o terror não seja meu gênero kkkk'
    Adorei sua resenha, fiquei curiosa com a história e como será o final. Não sou fã de terror, mas sou curiosa demais 😂
    Amo suas resenhas, assim um dia lerei algum desses livros haha'

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final é digno de continuação.. Hahaha
      Por isso os filmes são bastante aclamados... Obrigada Aline, seus posta que são lindos ❤

      Excluir
  12. A Darkside sempre arrasa nas edições de seus livros, <3. Mas confesso que terror não é um gênero que me agrade. kkkkkk, mas nunca dei uma chance ao gênero (e acredito que não darei kkkkkkkkk) mas estou buscando uns mais "leves", parabéns pela resenha!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa pelos suspenses, foi assim que fiz.... Terror vai além do medo, é muita coisa envolvida, garanto que vai amar se começar a ler ❤

      Excluir
  13. Day, como sempre você nos entrega resenhas incríveis. Fiquei boquiaberta com sua descrição do livro. As fotos estão lindas também, assim como a edição da darkside. Sou apaixonada pelos livros dessa editora. Tenho só o evangelho de sangue mas ainda não o li. Eu confesso que tenho um trauma com esse personagem, Hellhaser, desde que assisti o filme quando criança. Não superei até hoje hahaha... parabéns mais uma vez! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversamos sobre isso uma vez no zap né? Tô me lembrando agora... Rsrs
      Lê o Evangelho e se gostar leia esse também... É muito bom! O Clive é demais ❤

      Excluir
  14. Sua resenha do livro ta perfeita, bem escrita e desperta aquela curiosidade incrível. Esse é um livro que não encontrei quem tenha lido e dito que é ruim. Sério, parece que quem lê ama.
    Mas eu ainda não me animei não... e como os preços da DS são altos (mas valem pelo livro e edição) eu não me animo a gastar tanto sem ter certeza. Quem sabe eu ganhe? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o capricho da Editora é impecável... Sempre tem promoção dos livros dele, eu fico de olho...Kkkk Esse aí por exemplo paguei 20 reais... 😅

      Excluir
  15. Oi, a Sabrina falou sobre esse livro e o filme aqui no clube. Depois da sua resenha e das dela me animei a ler. Vai pro meu projeto outubro! ~Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Em outubro quero fazer um projeto bem legal de livros de terror... Vai ser um mês inesquecível!! 💀❤

      Excluir
  16. Estou conhecendo agora pelo seu blog, não lembro se já conhecia. Fiquei bem animada com o enredo e com a resenha, amo quando o autor consegue prender o leitor, ameias fotos também!

    Beijooos - Refúgio Da Ju

    ResponderExcluir
  17. Olá, Day! Adoro seu cantinho e tuas resenhas sempre bem escritas! Eu nunca tinha ouvido falar nem do filme nem do livro, que vergonha... Mas cá estamos e a sinopse não havia me atraído tanto, porém ao ler sua resenha e perceber mais a fundo do que se trata fiquei perdidamente apaixonada! Que genial! E sem falar nesses detalhes da edição da DarkSide, não é? Vou anotar a dica!

    Um beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente essa obra do Clive já foi mais falada, e como o filme.e já é antigo também não vemos tanto... Mas a Darkside caprichou tanto que o pessoal tá vendo mais...Kkkk
      Leia que vai adorar!!!

      Excluir
  18. Olá, Meu Deus que capa! Que diagramação linda e assustadora kkk Adorei tudo, mas eu tenho medo desse tipo de livro, me assusta de mais amiga, é uma leitura que tenho certeza ser eletrizante mas passo a dica, quem sabe um dia eu leia,bela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter estômago para ler... Kkkkk
      Mas quem sabe um dia ❤

      Excluir
  19. Oi Dai! Os livros da Darkside não fazem muito o meu estilo, mas adorei essa diagramação! Curti muito sua resenha e as fotos do post.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Dark não é só terror, tem os livros Darklove que são puro amor e fantasia... Além de serem lindos... ❤

      Excluir
  20. Nunca tinha visto esse não... Mas necessito comprar, é da Dark!!! kkk Sou apaixonada pelos livros da Dark!!!! Amo amo amo!!! Esse com certeza vai para mina listinha de super desejados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, cada livro lindo né... Tbm sou apaixonada! Pode ler esse que vai amar!!!!

      Excluir
  21. Gente... Que capa é essa maravilhosa? Percebi também que a diagramação está incrível. Gostei demais! Amei a tua resenha muita coisa. A estrutura da sua resenha está perfeita e eu preciso muito ressaltar isso. rsrs Parabéns!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  22. Oiii,
    A primeira coisa que pensei quando vi a resenha foi "que capa maravilhosa" confesso que fiquei alguns minutos pensando como ela ficaria linda na minha estante... =)
    Depois vi que era um livro da Darkside e tava explicado esse trabalho incrível, nunca vi uma editora com livros mais lindos. Tenho 4 livros da Darkside - ainda não li eles -, mas os outros já estão na lista de desejados, sempre fico pensando que as outras editoras bem que podiam fazer um trabalho tão incrível também, os leitores seriam mais felizes.
    Mas enfim, vamos falar da resenha, ela está incrível, olha que não gosto muito de livros de terror, mas deu uma certa vontade de ler.

    Beijos
    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo