17/03/2017

Donnie Darko - Richard Kelly [Resenha]






28 dias, 6 horas, 42 minutos, 12 segundos. É quando o mundo vai acabar! Essa obra do cineasta Richard Kelly lançado em 2001 e depois lançado em livro no ano de 2016 pela DarkSide Books, tornou-se uma das maiores referências cult da cultura pop.



Donnie Darko
Richard Kelly 
Darkside Books
Ano de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 240
Skoob: adicione à estante

Classificação: ★★



A história de Donnie Darko é fácil de resumir - e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? 

Além do roteiro original, Donnie Darko, o livro conta com prefácio exclusivo, assinado por Jake Gyllenhaal, o astro de sucessos como Zodíaco e O Segredo de Brokeback Mountain; uma robusta entrevista sobre todo seu processo de criação, verdadeira aula sobre o amor ao cinema e as armadilhas da indústria do entretenimento; e A Filosofia da Viagem no Tempo é isso mesmo, uma reprodução de trechos do livro escrito por Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme. É o livro que Donnie lê para tentar desvendar o que está acontecendo no mundo ao seu redor. Agora você tem a mesma oportunidade. 






  • "Toda Criatura Viva Neste Mundo Morre Sozinha"

Assisti ao filme Donnie Darko pela 3ª vez tem pouco tempo e posso garantir que é um dos melhores filmes da vida. E o fato se deve não somente pelo filme ser intrigante, (tem gente que acha metafísico, louco, maluco... eu diria cult,) mas porque também, não tem como não gostar da atmosfera do filme, mesmo que você não tenha vivido os anos 80.

Então comprei o livro! E antes de falar mais dessa história, tenho que parafrasear uma coisa bem importante, é uma parte do livro que diz:


  • "O livro não é melhor que o filme, o livro é o filme"

É isso mesmo que você leu, o livro é o filme. Ou melhor dizendo, o roteiro do filme. A leitura é fluida mas se você nunca passou pela experiencia (assim como eu) de ler um roteiro, adaptação e etc, pode achar estranho no começo. Mas te garanto, a história é tão magnifica que logo você se acostuma e provavelmente vai acabar achando que está dentro do filme/livro. 


  • “Rezo para que isto seja apenas uma obra de ficção.
  • Se não for, então rezo por ti, leitor deste livro.”

Donnie Darko é um adolescente que sofre com  sonambulismo e também tem sintomas de esquizofrenia, e ao longo da história, o protagonista vai atingindo o "ápice" dos sintomas. Sua dificuldade de se encaixar, no entanto, não pode ser vista somente como os efeitos desses seus  problemas. Donnie tem um humor muito ácido e seus pensamentos sobre o sistema social são bastante críticos.




Um belo dia , Donnie escuta vozes no meio da noite o obrigando a sair da cama. Assim que ele obedece e vai até o local indicado, guiado pela voz, se depara com o coelho-Frank.
Frank então diz a Donnie que restam 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Quando retorna para casa, ele descobre que a turbina de um avião caiu misteriosamente bem onde era seu quarto. Frank realmente o teria salvado da morte?

À partir daí, tudo começa a acontecer em sua vida: professora louca, sexualidade aflorando, com o descobrimento de uma paixão, e uma série de questionamentos sobre a vida. Além da história maravilhosa o livro tem também uma entrevista com Richard Kelly, o criador do roteiro onde ele fala sobre tudo o que ele passou para conseguir tirar sua ideia do papel. Fala também de suas referencias e não posso deixar de comentar o quanto ele é fã de Stephen King.


  • “Por que você está usando essa estúpida fantasia de coelho? 
  • − Por que você está usando essa estúpida fantasia de homem?”

Bom, recomendo sim, que assistam o filme e depois leiam o livro. É uma edição maravilhosa com todo aquele capricho que a Darkside sabe fazer. Todos os detalhes para fazer quem já era fã do filme pirar de vez. 

Detalhe para o anexo que é o livro da Roberta Sparrow (vovó morte), simplesmente maravilhoso.  A filosofia da viagem no tempo.



.

27 comentários:

  1. Oi, amiga
    Assisti a esse filme por sua causa e apesar de ter gostado eu não entendi logo de primeira. Acho que por página estar familiarizada com ficção científica. Precisei de uma ajuda e tanta sua, lembra? Rsrsrs Ainda sim, pretendo assistir a esse filme novamente e quantas vezes forem necessárias, aliás, não estamos contando, não é mesmo?!
    Essa edição é maravilhosa e eu ainda sonho em ter na minha estante. As fotos ficaram lindíssimas, aliás, amei a resenha no geral.

    Beijos, Mia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigaaaaa! Obrigada pela visita! ❤ Pois é, mas eu fui começar a "quase" entender o filme, lá pela terceira vez que assisti. E mesmo depois de ler o livro é ver várias teorias no YT ainda não sei ao certo se é realmente​ aquilo mesmo que pensei... Mas depois do livro, muita coisa se abriu na minha mente é essa edição linda que vai ser lida novamente com certeza vale a pena de se ter na estante. Eu quase te obriguei a assistir o filme né?! Mas sei que vc me aguenta, eu te enchi tanto para fazer tanta coisa, principalmente os livros que quero que você leia... Hahaha

      Excluir
  2. Amo o filme, e diria que é cult tbm, rs. Não sei se compraria por ser só o roteiro, não ter muito que acrescentar ao que vimos na tela. Mas ter o anexo da vovó morte é sem dúvida interessante.
    E esse marcador? Edição linda, pra variar, da DarkSide (troladora de blogueiros, mas enfim. Kkk).
    Bjsss
    Luana www.umasegundaopiniao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Lu, aquele tipo de filme que nunca vamos enjoar de assistir.
      O livro tem umas cenas extras, que foram cortadas do filme provavelmente por não caber. É bem legal.
      A edição é aquele luxo de sempre né?! Ahhhhhhhhhhh, morri com a "troladora" e nem posso expressar aqui meus sentimentos sobre isso... Kkkkkk
      Obrigada pela visita Lu ❤

      Excluir
  3. Olá!

    To querendo esse livro, faz muito tempo♥. Mas ele é tão carinho, sua resenha deu mais vontade ainda de ter ele em mãos hahaha.


    Abraços, Estante do Lima

    ResponderExcluir
  4. Oi, Day!

    Faz tempo que esse filme está na minha lista, pois parece super interessante e numa primeira tentativa não deu certo. Não sei se foi o momento, mas de cara, é algo bem complexo e acredito que seja um desses filmes que você vê várias vezes e sempre percebe algo novo e se apaixona mais. Estou doida para ver e fiquei apaixonada pela trilha sonora, e já sabia sobre este livro ser um roteiro e por isso fiquei com um pé atrás, mas creio ser uma leitura diferente porém tranquila. Gostei muito do post e adorei a foto disponibilizada <3 Realmente, a Dark tem edições lindas!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Day!
    Bem, eu já tentei assistir esse filme um tempo atrás e parei na metade (não me lembro o motivo e fepois não peguei para assistir mais, acho que já sei que filme ver agora kkkk'). E o livro achei o preço meio salgadinho kkk' nunca quis ler, embora contenha um enredo interessante.
    No momento,vou anotar a dica pelo filme, o livro fica numa próxima oportunidade kkkk'
    E menina, deixa falar antes que edqueça: Você arrasou na resenha!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Lá vem você com esses livros sinistros. Aiai... kkkk
    Contudo, esse me agradou, embora esse gênero não passe nem perto de ser meu favorito.
    Pra te falar a verdade, nunca nem ouvi falar desse filme. E olha que sou movida a filme, :P
    TAlvez um dia eu arrisque nesses livros...


    Bjs!

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
  7. Oii, Day!
    Esse é um dos poucos livros da Darkside que não tenho vontade de ler, nem sabia que existia o filme rsrs Mesmo assim amei a resenha.

    Beijooos - Refúgio Da Ju

    ResponderExcluir
  8. Se eu visse esse livro em algum dia que meu medo estivesse atacado, acho que eu sairia correndo, rs. Nunca nem tentei ver o filme, acredita? Antes da sua resenha eu nem sabia do que era o filme, só lembrei do nome, rs. A resenha está maravilhosa! Parabéns!

    Bjo
    ~ Danii
    https://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Vou confessar... Tenho mede de assistir esse filme kkkk Daquele cara com cara de coelho kkk
    Gosto muito do jeito que você escreve, parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Parece até bom, mas tenho medo desse tipo de filme hahaha. Os livros da Dark side são tão lindos!! Sonho de consumo é montar uma coleção com eles. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Infelizmente não curto esse tipo de leitura. Mas a capa é bonita. Bjos ❤


    Click Literário

    ResponderExcluir
  12. Oi Day, como sempre arrasando nas resenhas. É um estilo bem específico né, não é pra qualquer um rsss.... eu sinceramente sou muito medrosa e só essa capa já me deixa amedrontada. Não tenho coragem de assistir o filme kkkk... bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coragem sim! Todos pensam que é um livro de terror pela capa, mas é ficção cientifica... ❤

      Excluir
  13. Olá, a capa me assusta kkk Sério fiquei com medo na sinopse também kkk Vamos lá sua resenha está excelente, mas não leio livros assim, eu fico impressionada. Mas gostei de conferir suas impressões viu bjs

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum livro da DS, porque minha vida não combina com a leitura e não quero ler e criar uma antipatia por causa do meu momento. Apesar disso dei esse livro no amigo secreto do ano passado e gente só pela edição já dá vontade de ter o livro!!
    A DS arrasa a cada edição, independente da história o cuidado dele pra com os livros e os leitores serve de exemplo pras outras editoras! ~ Elis Finco
    Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como serve viu!! Eu adoro um clássico e sempre fico pensando: "Ahhhh se a caveirinha republicar esse..." ❤

      Excluir
  15. Que legal, vou ver o filme depois ❤

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha. Nunca vi o filme. Não sabia nada sobre essa história e confesso que a caap do livro me impedia de pesquisar mais sobre ele, acho meio assustadora. Pela resenha tenho certeza que se eu ler esse livro vou ficar meio impressionada e amedontrada.
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCqHjLsHMeYOeSAso9F1FUiQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, mas é ficção científica. Não é assustador ❤

      Excluir
  17. Assim que der faço os dois,leio e assisto.
    Amei a resenha e as fotos,ficaram lindas.

    @leituras.dadebora
    www.leiturasdadebora.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa, não sabia que existia filme, socorro! Amei sua resenha, me deu vontade de ler + ver o filme! Fiquei bem curiosa quanto a esse adolescente esquizofrenico! É RARO ver algum livro ou filme abordar isso. ÓTIMO POST. Beijão!
    Yasmim

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo