06/05/2016

[Resenha] Os 13 Porquês - Jay Asher

os13porquês-foto-baixar
O livro é narrado em duas partes. As fitas, onde Hannah conta todos os detalhes e momentos que levaram á seu suicídio e enquanto isso, Clay anda pela cidade, visitando todos os locais que Hannah menciona em sua “carta narrada” ouvindo tudo em um walkman . Esse estilo de narração é perturbador e no mesmo tempo intrigante.

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


► ❙❙  ∎ “Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da platéia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos”.



📚 As duas narrações passam a sensação de que, apesar de se importar com Hannah, Clay não fazia ideia do que estava fazendo naquelas fitas e nem sabia nada sobre o que ela (Hannah) estava passando. Eu achei isso um tanto revelador porque me fez pensar no quanto as pessoas que estão passando por esse tipo de situação, muitas vezes, não falam o que estão sentido para ninguém. Com certeza, essa foi a intenção do autor, mostrar o tanto que é agonizante, sentir esse tipo de depressão e ninguém a sua volta perceber isso.

Bullying, depressão e suicídio são os temas principais do livro. E eu acho que é importante contar esse tipo de história, pois é preciso conscientizar as pessoas de que alguém que esteja passando por esse tipo de problema precisa de ajuda. Depressão é um problema sério, não é brincadeira! E de modo algum, é o tipo de coisa que pode ser superada facilmente.

Mas vamos lá... Apesar disso tudo eu não gostei muito do livro... =( 
A Hannah não me cativou, eu não consegui me apegar em nenhum dos personagens, pra ser honesta, esse livro não funcionou comigo.

Mas apesar disso, tenho certeza que muita gente vai gostar, pois é uma leitura de fácil entendimento e apesar de não concordar com os motivos, ou alguns dos motivos, o livro te prende e você não consegue parar de ler até chegar ao final e saber os motivos e as pessoas que contribuíram para que uma pessoa tirasse a própria vida.

Eu acho que esse livro deveria ser de leitura obrigatória nas escolas, pois quem tem adolescente em casa (e já fomos adolescente né) sabe bem o que vou dizer: Eles nem sempre, ou quase nunca falam o que se passa pelas suas cabecinhas. 

Bjus!!! ;)



Os 13 Porquês
Autor Jay Asher
Ano: 2009
Páginas: 256
Avaliação: ★★

2 comentários:

  1. Day, eu odeio abandonar leituras, mas essa foi uma das que abandonei. Também não me senti cativada e apesar de ser temas dos quais gosto não me envolvi com a história, pelo menos até onde eu li. Gostei de você dizer que deveria ser obrigatório nas escolas. Eu tenho alunos adolescentes e agora estou realmente considerando terminar de ler esse livro e passá-lo como leitura coletiva para a turma. Obrigada pela resenha, amei!
    Beijos,
    Mia.

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mia!! Se é assim, vale a pena! O livro não me cativou, mas tem coisas ali que servem realmente para a vida, não posso negar!! Bjus!!!!

      Excluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo