19/05/2016

Como limpar livros: veja alguns cuidados

Para os amantes da leitura, ter uma enorme quantidade de livros é maravilhoso, porém, eles necessitam de cuidados para que fiquem conservados por mais tempo. Caso contrário, eles podem se danificar, ficando embolorados, amarelados e úmidos.
Aqui vão algumas dicas de como cuidar dos livros

Limpeza

Ao comprar um novo livro para casa, confira se não há traças ou sujeiras entre as páginas. Passe uma escova seca na parte de cima e nas laterais, para tirar o pó acumulado. Caso esteja engordurado, passe um pano úmido na capa e deixe secar ao sol. Repita esse processo ao menos duas vezes no ano. A limpeza periódica ajuda a evitar o surgimento das traças nos livros.
 Livros precisam respirar
Os livros possuem poros, assim como a nossa pele. E quando eles ficam muito tempo na estante costumam “sugar” o pó e outras sujeiras. Isso pode deixar o seu livro com manchas e amarelados. Além da humidade, que resulta naquele mofo preto. Uma prática muito boa é tirar os livros da estante de tempos em tempos e folheá-los, um a um. Deixe passar o ar pelas páginas, depois é só recolocar na estante.

Umidade

A umidade pode gerar mofo nos livros e provocar perda total deles. Se isso acontecer a dica é colocar toalhas de papel entre cada página do livro e depois algo em cima, para fazer pressão sobre ele. Se necessário, troque as toalhas de papel a cada meia hora, até que o livro seque por inteiro.
Coloque o livro de pé para que ele seja aberto e suas páginas se separem e utilize um secador de cabelo para terminar a secagem.

Cuidados com livros

  • Nunca guarde livros em sacos plásticos, pois eles impedem a respiração do papel.
  • Limpe os livros sempre usando pano seco.
  • Guarde os livros em um lugar arejado.
  • Nunca use clipes de metal para marcar uma página. Eles podem enferrujar e manchar o papel. Substitua-os por post-its.
  • Não aperte um livro no outro. Livros apertados favorecem o aparecimento de cupins.
  • Evite comer próxima a um livro. Restos de alimentos podem atrair insetos.
  • Se os livros estiverem com cheiro ruim, limpe-os com essência terebintina, líquido usado como solvente, eficaz para evitar traças e mofos.

Organização

Os livros devem sempre ser guardados em posição vertical, pois na horizontal as páginas acabam amassando, ou dependendo do local, manchando.
Nunca guarde os livros em um baú, isso acaba proporcionando o aparecimento de fungos.
Essas pequenas dicas vão ajudar você a preservar melhor os seus livros, pois apesar dos avanços em tecnologia ainda são muito importantes e valiosos.

Fonte: (Bolsa de Mulher)

5 comentários:

  1. Amei as dicas, vou colocar todas em práticas, para cuidar melhor dos meus amigos. 😚

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, vou colocar todas em práticas, para cuidar melhor dos meus amigos. 😚

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas,Vou aderir.Pois meus filhos estão precisando aqui.

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas! To boba porque eu guardo os meus na horizontal e não sabia q isso pode atrair cupins! Obrigada, Day.
    Beijos!
    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir

© Lendo1 bom livro | - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Layouts para blog. Tecnologia do Blogger. imagem-logo